O governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (2) os 30 coordenadores regionais de Educação selecionados por meio do programa Qualifica RS, parceria firmada com instituições como a Fundação Lemann. Dez escolhidos já eram coordenadores e continuarão nos postos. Entre os anunciados, estão servidores públicos, como diretores de escola, e pessoas com trajetória na iniciativa privada.
Segundo o governador Eduardo Leite, os novos coordenadores regionais, nomeados em edição extra do Diário Oficial, foram escolhidos apenas por critérios técnicos, sem espaço para a indicação política. Durante o anúncio, no Palácio Piratini, Leite agradeceu a compreensão dos partidos aliados, que, conforme o governo, perderam espaços de definição dos nomes.
— O antigo processo, em que a indicação dos coordenadores era muito influenciado pela política, acabava gerando um desalinhamento. O coordenador estava mais preocupado, eventualmente, em atender as demandas políticas de seu padrinho político na região do que com a estratégia de educação — disse o governador.
Além dos coordenadores regionais, o governo selecionou três agentes de controle externo de gestão vinculados à Secretaria da Educação e outros três ocupantes de postos estratégicos da Secretaria de Planejamento, que trabalharão com gestão de pessoas, recursos humanos e na escola de governo.
Ao todo, o Estado recebeu 4 mil candidaturas para os 36 postos. Não foi vedada a participação de pessoas com filiação a algum partido político. Eles passaram por processo seletivo com sete etapas de avaliação, levando em consideração itens de capacidade técnica e experiência na área.
A reportagem conseguiu identificar que pelo menos três nomeados que não são servidores de carreira têm relação partidária com legendas integrantes da base do governo, como PP, PSDB e MDB.
Dos 30 coordenadores anunciados, seis foram nomeados para cargos em comissão (CCs), com salário de R$ 5,2 mil, conforme a Secretaria da Educação (Seduc). Os outros são servidores públicos que receberão verba extra no formato de função gratificada.