Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente — em 5 de junho —, 40 alunos de quatro escolas públicas da zona sul de Porto Alegre lançam uma exposição com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade faz parte do Projeto Eco Educadores da Universidade Ritter dos Reis (UniRitter), que tem como objetivo trabalhar a conscientização e educação ambiental de crianças que vivem em regiões de vulnerabilidade social.
A confecção dos painéis da exposição ocorreu nesta segunda-feira (3) . As artes serão produzidas em MDF, com tampinhas plásticas, e representarão as sugestões dos alunos para que os objetivos da ONU sejam cumpridos.
A exposição será lançada na quarta (5), no Campus Zona Sul, onde ficará aberta à visitação durante a primeira quinzena de junho. Na segunda metade do mês, os painéis estarão expostos no Campus da Fapa. No dia 8 de agosto, o material será levado ao Seminário de Gestão Urbana Sustentável, que ocorrerá no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
De acordo com Luiz Felipe Forgiarini, coordenador do curso de Ciências Biológicas e um dos idealizadores do projeto junto com JohnWürdig, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, a ação visa tornar as crianças e adolescentes agentes de transformação ambiental dentro das duas comunidades:
— Mostrar para os alunos que mesmo em situação de vulnerabilidade social eles podem fazer a diferença, a gente vê a transformação não só ambiental, mas também social, porque eles começam a entender as realidades das comunidades deles, começam a se tornar líderes e a modificar os ambientes em que eles vivem — comenta.
Vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Martim Aranha, que participa pela terceira vez do projeto, Jaqueline Silveira de Souza destaca a importância da iniciativa para os estudantes:
— Nos temos alunos que tiram da reciclagem o seu sustento. Muitos tem vergonha de assumir, outros sofrem bullying. Agora, eles sabem da importância do trabalho dos pais deles, além do seu verdadeiro papel na sociedade.
O projeto
- O Eco Educadores é um projeto anual que existe desde 2016 e é realizado nas segundas-feiras, das 14h às 16h, no Campus Zona Sul da instituição.
- Conta com a participação de estudantes bolsistas dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária.
- As atividades incluem visitas técnicas a empresas que são exemplo de sustentabilidade, oficinas, como a de resíduos sobre coleta seletiva, e apresentação do que aprendem.
- Recentemente, os participantes compartilharam os objetivos da ONU com os idosos do projeto Revivendo a Vida, outra ação da Uniritter. As atividades podem ser conferidas no blog do projeto: ecoeducadores.wordpress.com e pelo Instagram @ecoeducadores.
As escolas participantes
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Brigadeiro Silva Paes
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Elpídio Ferreira Paes
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Martim Aranha
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
- Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
- Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
- Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
- Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
- Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
- Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
- Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
- Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
- Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
- Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
- Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
- Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
- Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*)
- Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
- Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
- Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
- Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
Como participar
- Evento: exposição com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)
- Quando: nesta quarta-feira (5) e segue até a primeira quinzena de junho
- Onde: UniRitter, Campus Zona Sul, Prédio A (Rua Orfanotrófio, N°555, bairro Alto Teresópolis
- Horários: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 22h, e sábado, das 9h às 12h
- Entrada franca