Foram aplicadas, neste domingo (6), as primeiras provas do vestibular 2019 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O reitor da instituição, Rui Vicente Oppermann, avaliou como tranquilo o início do processo seletivo.
— Não houve nenhum incidente e tomara que seja assim até o fim das provas. Os alunos chegaram no horário. Eu gostaria de agradecer a todos que ajudaram na organização — disse.
O gabarito vai ser liberado às 17h. Na segunda-feira (7), às 9h30min, será divulgada a média das três primeiras provas e a abstenção do primeiro dia.
O vestibular começou dentro do horário, às 8h30min, e terminou às 13h. O trânsito chegou a registrar lentidão nas proximidades dos locais de prova.
Futuro das provas
O próximo vestibular, em 2020, sofrerá alterações nas datas: as provas serão aplicadas em dois fins de semana, no final do mês de novembro. Detalhes de como isso vai ocorrer serão discutidos nos próximos meses. No entanto, o reitor ressaltou que nenhuma outra alteração ocorrerá devido à mudança no governo federal.
— Nós temos autonomia, e o nosso vestibular não sofrerá interferência direta do Ministério da Educação — garantiu o reitor.
Oppermann ressaltou ainda que, apesar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a UFRGS permanecerá com vestibular próprio nos próximos anos.
O concurso de 2019 segue até quarta-feira (9). Nesta segunda (7) ocorrem as provas de Português e Redação. A orientação é para os candidatos saírem mais cedo de casa pois será dia útil, com mais trânsito.