As provas do vestibular 2019 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) serão realizadas de 6 a 9 de janeiro nas cidades de Bento Gonçalves, Imbé/Tramandaí e Porto Alegre. São 28.503 candidatos inscritos, que concorrem a 4.017 vagas. Para ajudar os candidatos na organização para o exame, GaúchaZH preparou um guia com as principais informações.
Data e horários
No dia 6 de janeiro serão aplicadas as provas de Física, Literatura e Língua Estrangeira. No dia 7 será a vez de Língua Portuguesa e Redação; no dia 8 os candidatos responderão questões de Biologia, Química e Geografia; o exame termina dia 9 com História e Matemática.
A orientação da UFRGS é que os candidatos cheguem aos locais de prova às 8h. O exame começa às 8h30min e não serão aceitos retardatários. Os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para fazer o exame, e só podem deixar as salas após decorridas duas horas.
Locais de prova
Os locais de prova podem ser conferidos no site da universidade. As áreas com maior número de inscritos ficam em Porto Alegre: Cristo Redentor/Vila Jardim, com 3.556 candidatos, nas escolas Rubem Berta, São Judas Tadeu, José Cesar de Mesquita e Instituto Est. Dom Diogo de Souza; Campus do Vale, onde 3.500 candidatos estão aptos para a prova em prédios da própria universidade; e Agronomia/Glória, com aplicação para 2.975 candidatos, em prédios da UFRGS e no Colégio Nossa Senhora da Glória.
O que é preciso levar
Os vestibulandos devem portar documento de identificação original que contenha o número utilizado na inscrição para as provas. Podem ser utilizados carteira de identidade ou de habilitação, passaporte e cédulas emitidas por conselhos e ordens profissionais. Não serão aceitos protocolos de encaminhamentos nem documentos em que conste a inscrição “não alfabetizado”, ou cuja fotografia não possibilite a identificação do candidato. Em caso de perda ou roubo do documento, o candidato deve, se possível, apresentar o boletim de ocorrência policial.
Além do documento original, também é necessário levar caneta esferográfica azul ou preta. Durante a realização das provas, o candidato só poderá manter consigo, em lugar visível, os seguintes objetos: caneta esferográfica azul ou preta, lápis, borracha, documento de identidade e uma garrafa transparente de água ou refrigerante sem rótulo.
O que não pode levar
De acordo com o edital, os candidatos não podem utilizar ou manter consigo telefone celular, fones de ouvido ou outros aparelhos eletrônicos, nem usar bonés ou chapéus. Objetos diferentes dos permitidos deverão ser acondicionados em embalagem plástica fornecida pela organização da prova e mantidos lacrados até a saída do candidato do local de prova.
Gabaritos
Os gabaritos serão divulgados a partir das 17h de cada dia de prova, no site da UFRGS.
Dicas para as provas
Em GaúchaZH é possível conferir dicas para todas as provas do vestibular da UFRGS, como os conteúdos mais cobrados e o que nunca cai no exame. Veja: