Este domingo (6) é o primeiro dia do vestibular 2019 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mais de 28 mil candidatos devem comparecer a 46 locais de prova, sendo 39 em Porto Alegre e os demais em Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. A recomendação da universidade é de que os vestibulandos cheguem aos respectivos locais com pelo menos meia hora de antecedência, às 8h. Não será permitida a entrada após o fechamento dos portões, às 8h30min.
Na Capital, os bairros com maior número de candidatos são Cristo Redentor e Vila Jardim, com 3.556 candidatos. Nestes locais, as provas serão aplicadas nas escolas Rubem Berta, São Judas Tadeu, José Cesar de Mesquita e Instituto Estadual Dom Diogo de Souza. No Campus do Vale, são 3,5 mil candidatos aptos para as provas em prédios da própria UFRGS. A orientação é de que os candidatos que fazem o vestibular nestas áreas estejam atentos para o deslocamento, pois pode haver lentidão no trânsito.
Para os candidatos que farão provas do Campus do Vale e Agronomia, foram disponibilizados mais horários de ônibus. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que haverá reforço nas linhas: T8 Campus/Farrapos, D43 Universitária/Direta e 343 Campus/Ipiranga, além da 375 Agronomia. Nos demais dias do vestibular, de segunda (7) a quarta-feira (9), os vestibulandos que se deslocam para o Campus do Vale e Agronomia poderão utilizar também as linhas T10 e T8, com seus horários regulares.
Os demais locais para realização do vestibular terão atendimento pelas linhas diárias de ônibus. Mais informações sobre itinerários e horários podem ser consultadas com a EPTC pelo telefone 118.
A EPTC disponibilizará também uma linha de lotação no domingo. A Especial Vestibular UFRGS sairá do Terminal Triângulo, a partir das 6h30min, até o fechamento dos portões, marcado para 8h30min. A frequência será conforme a procura. O itinerário é o seguinte: Terminal Triângulo, avenidas Baltazar de Oliveira Garcia, Protásio Alves, Antônio de Carvalho e Bento Gonçalves até a UFRGS.
Aplicativo auxilia na localização de prédios
A UFRGS destaca que todos os locais onde são realizadas as provas são bem sinalizados com placas e setas indicativas com o número e nome dos prédios. Quem vai fazer o vestibular em espaços da universidade conta também com a busca por prédios por meio do aplicativo UFRGSmapas, disponível para smartphones e tablets com sistemas operacionais Android e iOS. A ferramenta oferece uma busca de qualquer prédio por seu nome ou número de identificação. A localização pode ser vista em um mapa com visão de satélite ou usada em outros aplicativos que utilizem sistema GPS, como Waze ou Google Maps.