Estão previstas para o período entre 22 e 25 de janeiro as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mecanismo informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Podem participar do processo seletivo estudantes que prestaram as provas em 2018 e obtiveram nota superior a zero na redação. No Rio Grande do Sul, estão sendo ofertadas 17.097 vagas em nove universidades e institutos: Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFarroupilha), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O resultado da chamada regular deverá ser divulgado em 28 de janeiro. Há a possibilidade de o candidato entrar em lista de espera caso não tenha sido selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso. A matrícula dos aprovados será efetuada entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro – mas, ainda assim, é importante que o aluno fique atento aos dias, horários e locais de atendimento definidos, em edital, pela instituição em que foi aprovado, evitando atrasos que possam representar a perda da vaga.
CRONOGRAMA SISU
Período de inscrições: 22 a 25/1
Resultado da chamada regular: 28/1
Prazo para participar da lista de espera: 28/1 a 4/2
Matrícula da chamada regular (devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio): 30/1 a 4/2
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: a partir de 7/2
COMO SE INSCREVER
– Tenha em mãos o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no Enem para acesso ao site sisu.mec.gov.br.
– Atualize seus dados de contato.
– Você poderá escolher até duas opções de curso. Para começar, é só clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção".
– O primeiro passo é pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. No resultado da busca, aparecem os detalhes dos cursos pesquisados. Clique no curso para ver a quantidade de vagas e modalidades disponíveis (ampla concorrência e ações afirmativas) e em seguida em "Escolher este curso" para continuar.
– Depois, leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções na qual pretende concorrer e clique em "Escolher esta modalidade". Fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.
– Por fim, confirme os dados do curso escolhido para concorrer no Sisu, veja a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado, e clique em "Confirmar minha inscrição".
– Na tela "Minha inscrição", confira a inscrição que você terá acabado de concluir. As opções de curso podem ser alteradas entre os dias 22 e 25/1. Apenas a última mudança será considerada.
– As notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial serão divulgadas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, a partir de 0h. Acompanhe-as durante o período de inscrição para avaliar suas chances.