Foi publicada na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial da União a nomeação de Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues como presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Doutor em Engenharia da Produção e ex-professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele assume o cargo no lugar de Maria Inês Fini, que comandou o Inep durante o governo Temer e que foi exonerada no dia 14 de janeiro.
O Inep é a autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelas políticas de avaliação da educação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
A nomeação publicada no Diário Oficial foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
O novo presidente do Inep tem graduação em Engenharia Elétrica, mestrado em Administração e doutorado em Engenharia de Produção, segundo informações disponíveis em seu currículo Lattes. Até assumir o cargo no governo, atuava como professor adjunto na Fundação Getulio Vargas e como docente visitante no Instituto Universitário de Lisboa. Também atuou como consultor organizacional, palestrante e escritor.
Mudanças no Enem
Após a edição de 2018 do Enem, o então presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou que faria mudanças no exame após tomar posse. As provas foram consideradas por ele como "ideológicas". No começo do ano, Bolsonaro confirmou a escolha do doutor em Economia Murilo Resende como coordenador do Enem dentro do Inep. Segundo ele, Resende priorizaria o ensino e não o que chamou de doutrinação dos alunos em sala de aula.
No entanto, na semana passada o governo tornou sem efeito a nomeação de Resende para o cargo. A indicação havia provocado controvérsia, já que o novo diretor do Inep não tinha experiência com Educação Básica, foi acusado de plagiar um texto acadêmico e teve posições homofóbicas reveladas em antigas publicações em redes sociais.
O governo ainda não confirmou quem vai assumir a coordenação do exame dentro do Inep.