Três universidades gaúchas conquistaram a faixa 5, em escala de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação de qualidade das graduações e pós-graduações de todo o país feita pelo governo federal. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Faculdade Est, de São Leopoldo, fazem parte das 34 instituições que figuram no panteão do Ensino Superior do Brasil.
Conforme dados divulgados na manhã desta terça-feira (18) pela Ministério da Educação (MEC), referentes a 2017, a UFRGS obteve nota 4,3 e, pelo sétimo ano consecutivo, atingiu IGC 5, desempenho conquistado desde o início da divulgação do indicador, em 2007.
As Faculdades Est, vinculadas à rede Sidonal, de São Leopoldo, vêm em seguida, com nota 4,31. A instituição é a 17ª melhor do Brasil e a segunda melhor do Rio Grande do Sul.
Também com IGC 5 está a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que conquistou a nota 3,96 e voltou a figurar no panteão do Ensino Superior brasileiro. No ranking nacional, a UFCSPA é a 12ª melhor universidade do país e, no Rio Grande do Sul, fica em segundo lugar, atrás da UFRGS.
Alcançar IGC 5 é privilégio de apenas 34 (1,64%) das 2.083 instituições de Ensino Superior avaliadas pelo MEC.
O IGC é um indicador que leva em conta a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, as instalações físicas e os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Desde que a avaliação começou a ser divulgada anualmente, em 2007, a UFRGS sempre se manteve na faixa 5.
As melhores universidades do RS
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - 4,3113
- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) - 3,9651
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)- 3,8633
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - 3,5719
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) - 3,5089
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - 3,5050
- Universidade Federal do Rio Grande (Furg) - 3,4619
- Universidade Federal da Fronteira Sul (IFFS) – 3,3941
- Universidade La Salle - 3,3681
- Universidade do Vale do Taquari - 3,2874
O que dizem as universidades
Jane Tutikian, vice-reitora da UFRGS, a melhor universidade federal do país
"Esse é um dia muito especial para nós, temos mais é que celebrar. A despeito de tudo que vem acontecendo no país e das restrições às universidades públicas, somos pelo sétimo ano consecutivo a melhor federal do país. Isso se deve ao trabalho de toda a comunidade acadêmica, incluindo professores, técnicos e alunos. Investimos da mesma forma em ensino, pesquisa, extensão e inovação. Hoje, temos 96 cursos de graduação presenciais, todos acima da média e, muitos, com nota máxima. Na pós-graduação, também somos referência com muitos cursos com nota 6 e 7 na Capes. Na extensão, somos provavelmente a melhor universidade do país, com projetos sociais, culturais e internos que nos colocam em diálogo constante com a sociedade. Por outro lado, a assistência estudantil também é importante. Temos três casas de estudantes e seis Restaurantes Universitários. O dinheiro que o governo federal nos repassa não cobra a necessidade de assistência estudantil, então repomos mais de 70% do valor. E temos que considerar fortemente que temos pesquisadores de alto nível, referências nacionais e internacionais em suas áreas. São mais de 6 mil projetos de pesquisa em andamento e mais de 2 mil alunos bolsistas da Capes, CNPq e da própria UFRGS. Investimos no futuro, como a nossa parceria com PUCRS e Unisinos no projeto para auxiliar o desenvolvimento de Porto Alegre. À parte de tudo isso, temos uma filosofia: a universidade é, na sua essência, democrática, plural e um lugar de antagonismos de ideias, porque é discutindo que podemos avançar. Agimos para contribuir no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida da população de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e do Brasil. Trabalhamos pela justiça social, esse é o nosso grande papel. Isso tudo faz com que cheguemos a esse patamar de excelência. "
Lucia Pellanda, reitora da UFCSPA
"A UFCSPA é bem especial: é a única universidade federal especializada em saúde. Isso traz um desafio, porque nossos cursos são muito complexos, mas facilita porque nos concentramos em uma área. Temos um campus com alta interdisciplinaridade entre saúde, exatas e humanas. Nossos corpos docente e técnico são muito qualificados. Sempre tivemos graduação de excelência e, nos últimos anos, estamos investindo mais na qualificação da pós-graduação, o que influenciou nossa nota. Temos um projeto de internacionalização no qual trazemos orientadores estrangeiros dos nossos professores dos Estados Unidos, França, Alemanha e América Latina para dar aulas, palestras, discutir em grupos de pesquisa ou mesmo participar de grandes pesquisas. Trabalhamos muito. Às vezes, há pessoas que acham que o funcionário público não trabalha, mas nós nos dedicamos e nos qualificamos muito para oferecer ensino, pesquisa, extensão e inovação à comunidade."
Wilhelm Wachholz, reitor das Faculdades Est
"Temos uma formação institucional bastante sólida de sete décadas. De alguma forma, essa solidez se reflete internamente na própria avaliação dos cursos e nos programas de pós-graduação. Temos uma vantagem: a Est não é uma instituição de massa, temos 500 alunos de graduação e pós-graduação. Conseguimos, por isso, uma formação individualizada, tanto no que diz respeito ao indivíduo quanto à pesquisa. Temos programas de mestrado e doutorado, e nossos docentes têm, majoritariamente, título de doutor. Temos três graduações com nota máxima: musicoterapia, a única do Sul do país, licenciatura em música e bacharelado em teologia. Além disso, temos mestrado profissional em teologia e o mestrado e doutorado acadêmicos em teologia. Temos prédios históricos tombados, mas realizamos obras visando à acessibilidade e à inclusão, algo avaliado positivamente pelo MEC. Temos também a maior biblioteca em teologia protestante na América Latina, algo importante para a própria pesquisa. E nosso programa de pós-graduação é de excelência. Sabemos que é muito difícil manter IGC 5, mas trabalhamos focados para preservar a excelência de nossa instituição. "
Irmão Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS, a melhor universidade privada do RS
"Recebemos o resultado da avaliação do MEC com muita satisfação. É um reconhecimento ao esforço contínuo de busca pela excelência, fruto de um trabalho conjunto de nossa comunidade universitária. Buscamos, em todas as áreas de atuação, desenvolver um trabalho que, para além dos aspectos acadêmicos estritamente relacionados ao ensino, pesquisa e extensão, impulsione a inovação e o desenvolvimento social, ambiental, científico, cultural e econômico da sociedade. Acreditamos que esse resultado seja o reflexo deste conjunto de esforços empreendidos ao longo do tempo.
Olhando para frente, para atender aos desafios de uma sociedade em constante transformação, implantamos em 2017 o movimento PUCRS 360°, propondo que o aluno seja protagonista de sua formação, podendo escolher o seu percurso formativo; incentivamos também o ensino conectado à pesquisa e à educação empreendedora com novas metodologias e apresentamos um campus repensado, com novas áreas e serviços, salas de aula multiuso, laboratórios e espaços de convivência para que o estudante viva a universidade em sua integralidade".