Dados sobre a aprendizagem dos alunos divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Educação (MEC) mostram melhoria no desempenho dos estudantes gaúchos em todos os níveis avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas de português e matemática foram aplicadas no ano passado em escolas públicas e privadas.
O Ensino Médio segue como o maior desafio, mas o Rio Grande do Sul melhorou em relação ao desempenho desastroso de 2015, quando regrediu ao pior resultado desde 2005, ano em que teve início a série histórica do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A média dos alunos gaúchos, somadas as redes públicas e privadas, foi de 273,31 em matemática naquele ano, em uma escala que vai de zero até 500. Na prova de 2017, o resultado subiu para 282,7. Já em português, o desempenho passou de 272,79 em 2015 para 278,5 em 2017.
No entanto, a boa notícia deve ser vista com cautela quando se analisa a série histórica do desempenho no Ensino Médio. Os resultados agora conquistados mantêm-se os mais baixos desde 2005 nas duas disciplinas.
Mesmo destacando que os resultados em 2017 foram melhores do que em 2015, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) entende que ainda há muito a melhorar.
— Sabemos das dificuldades: não é fácil mexer com uma rede do tamanho da nossa, com 900 mil alunos vindo das mais diferentes realidades. É um caminho que estamos percorrendo com cautela, sabendo que temos que melhorar, mas que um passo já se deu — afirma Iara Wortmann, secretária-adjunta da Seduc.
— De modo geral, a Seduc está satisfeita com o caminho que está percorrendo, estamos vendo melhora nos índices. Não é ainda o melhor dos mundos, mas temos crescido bastante, e isso é importante porque mostra que o trabalho tem sido positivo — completa Iara.
Em relação aos demais Estados, os dados divulgados nesta quinta-feira mostram Rio Grande do Sul em quarto lugar no desempenho em matemática – atrás de Espírito Santo, Distrito Federal e Santa Catarina. E bem acima da média do país, de 270. Em português, está na segunda posição, depois do Espírito Santo. A média do país ficou em 268 pontos.
Ao apresentarem os dados, o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirmaram que os resultados mostram que "o Ensino Médio tem agregado muito pouco ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes brasileiros". O documento que sintetiza os resultados vai além ao apontar que a baixa qualidade da etapa prejudica "a formação dos estudantes para o mundo do trabalho e, consequentemente, atrasa o desenvolvimento social e econômico do Brasil".
Para alavancar os resultados, o MEC tem apostado todas as fichas na reforma do Ensino Médio, lei sancionada no ano passado que prevê a criação de um currículo flexível, com cinco opções de formação aos estudantes. No entanto, a implementação do novo modelo depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que ainda está em discussão no Conselho Nacional de Educação e enfrenta resistência de educadores.
No Rio Grande do Sul, apesar dos avanços em relação à edição anterior do Saeb, o percentual de alunos do 3º ano do Ensino Médio com aprendizado considerado insuficiente é elevado – chega a 70,46% em português e a 70,15% em matemática.
Ensino Fundamental
O melhor resultado no Saeb é verificado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com média de 227 pontos em matemática, contra 224,66 na edição de 2015. Na prova aplicada para alunos do 5º ano, é verificada a situação mais confortável, já que o Estado apresenta crescimento desde 2005. O mesmo ocorre em português, que passou de 213,17 para 217,8. Nas duas disciplinas, o desempenho ficou acima da média do país, de 224 em matemática e 215 em português.
Nos anos finais, houve evolução nos índices desde 2005, mas com oscilação nos resultados ao longo dos anos. O desempenho em matemática passou de 259,56 em 2015 para 267,7 dois anos depois. Já em português, saltou de 256,74 para 266,7. Nas duas disciplinas, o resultado ficou acima da média nacional – de 258.
O que é o Saeb
O Saeb é uma avaliação aplicada pelo MEC e composta por questionários respondidos por professores, diretores e alunos, além de provas de português e matemática aplicadas a estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. A avaliação ocorre a cada dois anos e a última edição foi aplicada nos dias 23 de outubro e 3 de novembro de 2017, com mais de 5,4 milhões de estudantes envolvidos em todo o país.
As provas são aplicadas em todas as escolas públicas com pelo menos 10 alunos matriculados em cada série avaliada. Na rede privada, a avaliação é amostral. Os resultados são apresentados em uma escala de 0 a 500, com níveis de proficiência de 0 a 9. Os dados do Saeb ajudam a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que terá os resultados divulgados na segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação.