O tema deste ano da prova de redação do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), aplicada nesta segunda-feira (8), foi um texto de Martha Medeiros, intitulado Pai da Pátria, publicado em agosto na Revista Donna. A partir desse artigo, os candidatos tiveram de opinar sobre os argumentos da escritora, que se declara pouco otimista em relação à crise pela qual passa o Brasil. Leia aqui o texto na íntegra.
"Quem me dera ser crédula, confiante. Do tipo que admite estarmos em meio a uma crise medonha, mas que dela brotará um Estado maior, melhor. Já fui assim otimista, mas o tempo passou e me cobrou alguma lucidez e coragem para encarar a realidade", escreveu Martha Medeiros.
Na prova, foi solicitado aos alunos que opinassem diretamente sobre o texto, destacando sua própria opinião — fosse favorável ou contrária à da escritora. O enunciado pedia, inclusive, que os candidatos escrevessem como se a própria autora fosse ler a resposta, para que ela entendesse claramente o posicionamento adotado. No vestibular 2017, o tema da redação desafiou os candidatos a dissertarem sobre o que é ter um estilo.
Professora do Unificado, Patrícia Zanella destaca que, em vez de ser utilizado para pautar o tema da redação, como aconteceu nos últimos vestibulares, desta vez o próprio texto foi o tema:
— A opinião da colunista é a própria temática da redação. Na UFRGS, o texto de apoio costuma apresentar o assunto de que o aluno deve tratar, mas neste ano o texto era o assunto total da redação. É algo até inovador para o modelo UFRGS — afirma Patrícia.
Para a estudante Leticia Krause, que veio de Curitiba para tentar uma vaga em Medicina na UFRGS, o tema da prova surpreendeu pela carga de subjetividade — sugerindo, não pela primeira vez em um processo seletivo da universidade, que os candidatos até escrevessem em primeira pessoa.
— Ainda não tinha feito uma redação assim, que pedisse diretamente a minha opinião. Foi interessante.
Primeiras a deixar o local de provas no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, as estudantes Milena Goggia e Eliza Ferreira destacaram que o tema estava acessível.
— É um tema bastante atual, sobre o qual todo mundo pode opinar — afirmou Milena, 16 anos, que disputa uma vaga no curso de Enfermagem.
O vestibular da UFRGS começou no domingo (7) e segue até quarta-feira (10). Nesta segunda-feira, além da Redação, os candidatos tiveram de responder perguntas de Língua Portuguesa. Na terça-feira (9), serão aplicadas as provas de Biologia , Química e Geografia. No último dia, as questões serão de História e Matemática.