O estudante de Medicina nascido em Blumenau Rafael José da Silva foi aprovado em um programa de intercâmbio de um ano na Harvard Medical School, onde vai participar de pesquisa científica na área da Cardiologia. A história de Rafael, que é filho de pai pedreiro e mãe empregada doméstica, comoveu a internet, que se mobilizou para ajudá-lo.
Como ele só contava com uma bolsa de US$ 500 dólares mensais, decidiu fazer uma vaquinha online para tentar levantar o recurso necessário. E conseguiu. Com menos de duas semanas de campanha, Rafael atingiu sua meta – arrecadou os R$ 50 mil necessários – e agora pode planejar a viagem com calma. Até as 19h desta sexta-feira (20), 747 pessoas já tinham colaborado com a campanha do estudante.
Nascido e criado no bairro Garcia, em Blumenau, na Rua Amazonas, Rafael estudou do ensino fundamental ao médio na escola estadual Santos Dumont, no próprio bairro. Desde pequeno gostava das aulas de ciência e transbordava curiosidade pelo corpo humano. "Como é que funciona esse organismo tão incrível?", se perguntava. Seguiu os estudos e definiu um objetivo: entrar na faculdade de Medicina.
Ele foi aprovado para o curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) aos 17 anos, logo após terminar o ensino médio e sem fazer nenhum cursinho. O jovem conta que se dedicou por horas e horas diárias de estudo para conseguir a aprovação em primeira turma em um dos vestibulares mais concorridos do país. Hoje, ele mora em São Paulo, em um alojamento da universidade para acadêmicos em condição de vulnerabilidade socioeconômica.