Tudo bem que o inglês permaneça como a língua estrangeira mais falada em todos os continentes, e compreendê-lo com alguma desenvoltura continue sendo algo desejável para qualquer um que queira se comunicar ao redor do mundo. Mas há uma onda vindo do Oriente com força crescente capaz de, quem sabe, até mudar esse cenário. O mandarim, o idioma nativo mais falado no planeta, tem se tornado comum nas relações acadêmicas e comerciais entre diversos países, parte de um enriquecimento cultural que envolve muito mais do que aprender um alfabeto novo.
Gaúchos com experiências na China relatam importância do mandarim
Leia as últimas notícias sobre educação em Zero Hora
Para professores, empresários, diplomatas, estudantes, profissionais de carreira consolidada ou em formação, o conhecimento da forma de comunicação mais utilizada em terras orientais traz consigo uma bagagem valiosa de imersão em uma cultura milenar - e abre as portas para uma vastidão de possibilidades tão grande quanto o imenso território chinês. Entenda por que essa língua, estranha para muitos, tem atraído tanta gente e por que é importante aprendê-la.
Vídeo: alunos comentam a importância de estudar mandarim
A imersão nos segredos orientais continua no vídeo abaixo. Confira dicas da professora chinesa Wang Si Qi para não cair em armadilhas ao pronunciar palavras em mandarim. Tudo para ajudar você a decidir se vale a pena investir no idioma, evitando alguns possíveis maus bocados.
Vídeo: aprenda algumas palavras em mandarim
* Zero Hora