Economia

"Passo decisivo"
Notícia

Comitiva do Brasil no Japão se reúne com importadores de carne; Fávaro vê avanços

O ministro destacou que o Brasil está prestes a receber o certificado que reconhece o país como livre de febre aftosa — o que seria um  passo decisivo para a abertura do mercado japonês à carne brasileira

Estadão Conteúdo

Ricardo Stuckert / Presidência da República
Presidente Lula e comitiva estão em visita ao Japão.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro participou nesta segunda-feira (24) de uma reunião com a Japan Meat Trade Association, que representa todos os importadores japoneses de proteínas. Fávero integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita ao Japão.

"Sobre a abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira, já temos avanços previstos a partir desta viagem. Esperamos que as autoridades japonesas anunciem a visita de técnicos especializados ao Brasil para conhecer nosso sistema produtivo, incluindo frigoríficos e medidas sanitárias", disse o ministro. 

Em nota, o ministro ainda destaca que o Brasil está prestes a receber,  da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), "o certificado que reconhece todo o território brasileiro como livre de febre aftosa sem vacinação, uma exigência fundamental do Japão". De acordo com Fávaro, esse reconhecimento deve ocorrer em maio e seria um "passo decisivo para a abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira".

Integrante da comitiva, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério, Luis Rua, disse que no encontro o Brasil reafirmou a "qualidade, a sanidade, a complementariedade e a estabilidade das proteínas" produzidas por aqui. 

"O mercado japonês é um mercado de alto valor agregado, e o Brasil tem trabalhado para que possamos conseguir, em um breve espaço de tempo, acesso a esse importante mercado", destacou.

Na terça-feira (25), Fávaro vai se encontrar com o ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Taku Eto, para tratar das questões sanitárias e técnicas, com o pedido de uma visita dos técnicos japoneses ao Brasil para avaliar o sistema sanitário brasileiro.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Sem Filtro

19:00 - 20:00