O governo do Estado submeteu formalmente à CMPC nesta quarta-feira (7) o termo de referência de estudos de impacto ambiental para a implantação da nova fábrica de celulose em Barra do Ribeiro. O aporte de R$ 24 bilhões para a construção da nova planta é o maior investimento privado já anunciado na história do RS.
Entregue em cerimônia no gabinete do governador Eduardo Leite, o documento define as normas para a realização dos estudos socioambientais exigidos para o início da obra. O termo foi concluído pouco mais de três meses desde o anúncio do investimento.
O cronograma da CMPC prevê o início da operação da fábrica em 2029, com expectativa de geração de 1,5 mil empregos.
Após a reunião com Leite, o diretor-geral da CMPC no RS, Antonio Lacerda, demonstrou satisfação com o suporte recebido do governo estadual:
— A gente tem tido todo o apoio e colaboração desde que começamos o projeto. O presidente da empresa esteve aqui há cerca de um mês e reiterou o investimento de 24 bilhões.
Por sua vez, Leite disse que o objetivo do governo é fazer do investimento da CMPC uma referência na apresentação do ambiente de negócios do RS:
— Estamos dispostos a fazer da experiência exitosa desse investimento um cartão de visitas do Estado para ser apresentado a tantos outros empreendedores.
Comitê
Durante a solenidade no Piratini, o governo também criou um comitê que vai monitorar a implantação da nova fábrica, do terminal portuário de Pelotas e do novo terminal florestal no Porto do Rio Grande, que integram o empreendimento.
Sob comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o grupo será composto por secretarias, órgãos governamentais e prefeituras e se reunirá mensalmente para discutir o andamento do projeto.
A CMPC
A CMPC é uma empresa centenária do setor florestal que atua em três segmentos de negócio: celulose, produtos de higiene pessoal e embalagens. Presente no Brasil desde 2009, possui operações em sete Estados.
O Grupo CMPC possui mais de 24 mil colaboradores, 48 unidades produtivas, distribuídas em nove países da América Latina.