O secretário de Turismo em exercício do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodriguez Júnior e o publicitário Fábio Bernardi, falaram nesta quarta-feira (10), em entrevista ao programa Timeline sobre o lançamento da campanha publicitária idealizada pela Secretaria de Comunicação (Secom) e Secretaria de Turismo (Setur), com o intuito de promover a retomada do turismo no Estado.
— O vídeo que começou a veicular no final de semana (assista ao vídeo abaixo) foi pensado para incentivar o turismo interno, sobretudo pensando neste momento que vão começar as férias de inverno. Então a gente pensou, bom, vamos unir essas duas coisas, vamos estimular as pessoas a viajarem pelo Rio Grande do Sul. Porque a gente mostra ali, coisas que as pessoas nem sabem que a gente tem, né? — explicou Bernardi, criador da peça publicitária.
Ao som da canção Céu, sol, sul, terra e cor, composta pelo músico nativista Leonardo, morto em 2010 aos 71 anos em decorrências de problemas renais, o vídeo de um minuto trasmite uma mensagem de esperança, enaltecendo a força do povo gaúcho e sua capacidade de superação.
Para este segundo semestre de 2024, estão previstas outras etapas da campanha, com foco nos Estados próximos ao Rio Grande do Sul, locais que os turistas possam chegar de carro ou ônibus, por exemplo.
— O grande momento agora é de a gente comunicar que o Rio Grande do Sul está aberto sim, o Rio Grande do Sul está apto sim para receber essas pessoas — diz o secretário.
Impacto econômico
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o turismo gaúcho acumulou um prejuízo de R$ 1,33 bilhão com uma receita que não aconteceu durante a enchente. De acordo com o secretário, o setor de turismo e eventos mobiliza cerca de 10% do PIB gaúcho e traz impactos na economia:
— Os reflexos na economia estão sendo sentidos. Mas eu tenho a convicção que o setor de turismo vai puxar a recuperação do nosso Estado junto com eventos.
Com o objetivo de auxiliar na promoção turística de diferentes destinos do Rio Grande do Sul, a Setur solicitou cerca de R$ 90 milhões ao governo federal. Feirões de turismo para divulgar o Rio Grande do Sul também devem ocorrer durante o segundo semestre.
— A gente tem a promessa do ministro do Turismo, Celso Sabino de Cliveira, de que nós vamos ter feirões de turismo vendendo o Rio Grande do Sul em todas as capitais e eu vou atrás para que essa promessa se realize — afirmou o secretário.
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