O novo diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Leonardo Busatto, tomou posse em cerimônia na tarde desta segunda-feira (14). O economista já está no cargo desde o início do mês, mas a solenidade, realizada na sede da instituição, em Porto Alegre, assinalou o começo na função.
Ex-secretário estadual da Fazenda do governo de Eduardo Leite, Busatto reforçou como um dos seus principais objetivos a ampliação das parcerias com municípios gaúchos para a concessão de serviços públicos. O banco tem três projetos em andamento, em Santa Maria, em Santa Cruz do Sul e Sapiranga, todos na área da iluminação.
— Já temos uma discussão interna para ampliar as parcerias público-privadas para parques, atrativos turísticos, saneamento, e, eventualmente, outros projetos, em parceria com a Secretaria Estadual de Parcerias, com demandas que possam vir dos municípios ou do próprio Estado — afirmou, em conversa com a imprensa, após a cerimônia.
Por meio desse serviço, contratado pela prefeitura, o BRDE participa de todas as etapas da concessão: desde a contratação da empresa que faz a modelagem do projeto da chamada PPP até o lançamento da licitação, na outra ponta do processo.
É o caso de Santa Maria, a primeira cidade a trabalhar junto ao BRDE nesse tipo de PPP. Na cidade, a maior da região central do Estado, todo o parque de iluminação, com 27 mil pontos de luz, será concedido à iniciativa privada. A PPP de Santa Maria terá 24 anos de duração e está na fase de modelagem do contrato.
Entre as outras metas citadas por Busatto está aumentar o fomento do setor de inovação e diversificar as fontes de captação de recursos por parte do banco.
Despedida
A tarde foi de chegada e saída. O ex-deputado, ex-secretário-chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul e ex-prefeito Otomar Vivian foi quem deu lugar à Leonardo Busatto. O experiente político estava na diretoria de Planejamento desde 2021.
Na despedida, disse "cumpriu mais uma missão" e que a sua casa, em Caçapava do Sul, está à disposição de quem o procurar. O sucessor definiu Busatto como "um dos mais brilhantes políticos que já passaram pelo Rio Grande do Sul".
O ex-governador do Estado e atual vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e o presidente João Paulo Kleinübing, estiveram ao lado de Leonardo Busatto na posse.
Política vem de família
Leonardo é filho de Cezar Busatto, histórico deputado estadual, secretário de Estado e economista , falecido em 2018, e da ex-vereadora de Porto Alegre, Clênia Maranhão. Dos 39 anos, ele acumula 16 de serviço público, já que também é auditor fiscal concursado pelo Estado. Começou em 2006, na Secretaria de Planejamento e, deste então, ocupou diversas posições de destaque, como subsecretário do Tesouro do Estado, secretário da Fazenda de Porto Alegre e secretário extraordinário de Parcerias.