Fundada em 19 de dezembro de 1989 em Santa Maria, a Schuster Equipamentos Odontológicos se tornou uma referência na área no país. São centenas de clientes e 350 pontos de vendas e assistência técnica espalhados pelo país. Hoje a empresa conta com 120 funcionários em uma nova sede inaugurada em 2021 às margens da BR-158 no bairro Parque Pinheiro Machado. Foram dois anos de obras para concluir os sete mil metros quadrados da planta que recebe todas as áreas da empresa: os maquinários da indústria e as partes comercial e administrativa. Para falar sobre tudo isso, o entrevistado do Santa Maria de Negócios desta semana é o diretor administrativo da empresa, Lucas Schuster. Confira abaixo a entrevista na íntegra.
A empresa foi criada já 33 anos pelos avôs de Lucas, Dalton e Maria Schuster, já falecidos. O patriarca era técnico de equipamentos odontológicos. Ele trabalhava em uma outra empresa. A partir de sugestões dadas por ele e não seguidas pelos patrões, resolveu começar seu próprio negócio. Apesar de grande, a empresa é familiar e ao longo dos anos diversos integrantes da família foram assumindo funções. Além de Lucas, também estão na direção o pai dele, Watson, que é diretor industrial, e o tio dele, irmão do seu pai, Robson, diretor comercial.
No seu portfólio, a Schuster tem de 10 a 15 diferentes linhas de produtos, que oferecem ao mercado mais de 50 produtos. São autoclaves, bombas de vácuo, compressores, destilador, peças de mão, ultrassons. Todo tipo de equipamento odontológico que o dentista precisa em seu consultório. Alguns deles são 100% produzidos na fábrica em Santa Maria. Em outros, há parceria com empresas de países asiáticos. A Schuster desenvolve a tecnologia para a fabricação em conjunto e os equipamentos são enviados ao Brasil. Para isso é preciso passar por uma série de certificações como da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Inmetro.
Um diferencial da Schuster é a assistência prestada ao seus clientes em todo o país. Nos cerca de 350 pontos de suporte espalhados pelo Brasil há técnicos autorizados que passam por cursos e treinamentos para prestar a melhor assistência possível aos equipamentos vendidos.
- O DNA da empresa vem dessa parte técnica, ou seja, uma qualidade e excelência muito presente dentro da fábrica e também para fora - ressalta Lucas.
Por essa preocupação, a Schuster foca mais no mercado nacional. A comercialização dos equipamentos é focada em distribuidores e revendas, mas também há venda dos produtos em uma loja virtual da Schuster.