Decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (16) nomeia Tarciana Paula Gomes Medeiros para a presidência do Banco do Brasil. O ato oficializando Tarciana à frente do banco sai no mesmo dia em que ela toma posse no cargo. A cerimônia está marcada para as 18h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em toda a história da instituição, Tarciana é funcionária de carreira há 22 anos. Ela tem bacharelado em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing; em Liderança, Inovação e Gestão; MBA em BI e Analytics em curso, além de possuir formação do Banco do Brasil para atuação em cargos de alta gestão executiva.
Nascida em Campina Grande (PB), ela iniciou a carreira como feirante, e foi professora antes de ingressar no BB. Assumiu o primeiro cargo de gestão no banco em 2002 e, ao longo de dez anos, exerceu diversas funções no País, na rede de varejo, em agências e superintendências, no Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste.
De acordo com o banco, em superintendências estaduais, Medeiros ajudou a prospectar, gerir e automatizar convênios para a concessão de crédito, e também na expansão da atuação com correspondentes bancários. Ela passou ainda, entre 2013 e 2018, pela Superintendência Comercial da BB Seguros.
A mesma edição do DOU traz a exoneração de Fausto Ribeiro do cargo de presidente do BB.