O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira (6) esperar que o ministro da Economia, Paulo Guedes, resolva a questão dos combustíveis, no que diz respeito à tributação dos produtos, nos próximos dias.
— O Paulo Guedes, espero que nos próximos dias resolva a questão dos combustíveis no tocante a impostos pelo Brasil. Ele já se demonstrou favorável a isso, tem trabalhado no tocante a isso. Espero que, nos próximos dias, até esta semana mesmo, tenhamos uma boa notícia sobre preços dos combustíveis no Brasil — disse o presidente em entrevista à TV Terraviva.
Como mostrou na semana passada o jornal O Estado de S. Paulo, Bolsonaro reuniu ministros do primeiro escalão em seu gabinete para discutir a possibilidade de editar um decreto de calamidade pública e, assim, criar um subsídio aos combustíveis. Na ocasião, Guedes convenceu o presidente a esperar mais um pouco e prometeu resolver a questão.
Durante a entrevista, Bolsonaro ainda voltou a dizer que manteria Guedes em um eventual segundo governo, se assim o ministro desejar.
— Havendo reeleição, praticamente ninguém será mudado. Alguns ministros devem querer sair porque é muito desgastante ser ministro — observou.
"Ministro quer mudar toda a Petrobras", diz Bolsonaro
Bolsonaro também afirmou que o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, deseja promover mudanças na Petrobras para tentar conter a alta dos combustíveis.
— A Petrobras estamos tentando mudar. Mudou o ministro de Minas e Energia, que quer mudar agora a toda a Petrobras. Mas há uma dificuldade, reunião de conselhos, uma burocracia enorme, demora isso aí — declarou o presidente.
O próprio anúncio da demissão de José Mauro Coelho da presidência da Petrobras abria espaço para trocas na diretoria, que, no entanto, ainda esbarram em questões administrativas da empresa. Para o lugar de Coelho, o governo indicou Caio Paes de Andrade, até então auxiliar do ministro da Economia, Paulo Guedes.