A 35ª edição do Fórum da Liberdade marca a volta do evento em seu formado presencial, após dois anos de atividades virtuais devido à pandemia do coronavírus. Agendado para os dias 11 e 12 de abril, o Fórum reunirá estudiosos, empreendedores e representantes públicos nacionais e internacionais para debater o tema “Você é livre para discordar?”, no centro de eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.
Nesta edição, o Fórum abordará ameaças à liberdade de expressão, debatendo até que ponto a defesa de uma posição justifica a supressão de vozes contrárias.
Segundo os organizadores, a prática tem se materializado de diversas formas: boicotes a empresas que não demonstrem engajamento ao "politicamente correto", cerceamento à livre manifestação em decisões do Poder Judiciário, bloqueio de pessoas que questionem um ponto de vista ou a veracidade de um fato (chamada também de "cultura do cancelamento") e a eliminação de debates em torno de assuntos polêmicos.
— Temos muito mais facilidade para nos comunicar hoje em dia. Mas parece que o grau de irritação com ideias distintas só aumenta. Confunde-se fato com opinião, expressões fortes com violência física e liberdade para se expressar com ausência de responsabilidade — analisa Gabriel Picavêa Torres, presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), organizador do evento.
— O Fórum debaterá como desarmar esses gatilhos emocionais e mentais. Afinal, se a liberdade de expressão é a pedra fundamental de todas as liberdades, como evitar que essas práticas escalem e interditem o debate? — questiona Torres.
Em 2021, o evento ocorreu em formato online e recebeu 17 mil inscritos. Para 2022, será realizado de forma híbrida. São esperadas mais de 20 mil pessoas presencialmente e virtualmente.
Considerado o principal evento do pensamento liberal da América Latina, o Fórum da Liberdade existe desde 1988. O evento costuma ter a participação de figuras de expressão no cenário nacional e internacional, promovendo debates sobre economia, filosofia e tendências para o país.
Mais informações, como a compra de ingressos, podem ser acessadas no site do evento.