Até quinta-feira (30) — quando se encerrou o prazo de pagamento com desconto máximo do IPVA de 2022 —, os proprietários de 1,3 milhão de veículos (34% da frota tributável) quitaram o imposto no Rio Grande do Sul. Em comparação com o ano passado, o volume de antecipações cresceu 33,7%, segundo dados da Receita Estadual, somando R$ 1,5 bilhão (61,2% a mais do que em dezembro de 2020, em valores nominais).
Embora já não seja mais possível obter abatimento máximo, ainda há vantagens para quem pagar o IPVA até o final de março. Confira:
- Até 31 de janeiro: redução de 10%
- Até 25 de fevereiro: desconto de 6%
- Até 31 de março: diminuição de 3%
O tributo pode ser pago em qualquer agência, pontos de atendimento ou internet banking dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes). A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) frisa que, neste ano, a Caixa não está arrecadando pagamentos de IPVA.
Também é possível fazer o pagamento por PIX. Para isso, o proprietário do veículo precisa consultar o site ou o aplicativo do IPVA RS, no qual será gerado o QR Code (veja aqui como fazer). Desde quarta-feira (29), porém, motoristas relatam erro na hora de efetuar o pagamento pela modalidade.
Conforme o chefe da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, alguns bancos estão enfrentando problemas para processar o pagamento com PIX, como Bradesco e Caixa Econômica Federal. A dificuldade seria na leitura do QR Code. Neste caso, a orientação é para que os contribuintes procurem o banco ou optem por outra forma de quitação.
A Sefaz ressalta ainda que o pagamento é realizado somente nas redes bancárias conveniadas, ou pelo site e app do IPVA — disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.
A estimativa do governo é de arrecadar R$ 4,2 bilhões com o tributo. Do total de pagamentos feitos até agora (1,3 milhão de operações), 224,8 mil foram com PIX.