O pagamento do IPVA 2022 ganhou uma nova opção: o Pix, meio bastante usado pelos brasileiros no último ano para pagar contas e transferir dinheiro. A plataforma, criada pelo Banco Central, já foi utilizada por mais de 7,8 mil proprietários de veículos no primeiro dia de antecipação do tributo no Rio Grande do Sul, na quarta-feira (15).
GZH preparou um passo a passo de como gerar o QR Code e a chave para usá-lo no pagamento pelo aplicativo do banco de sua preferência.
No total, foram pagos R$ 54,3 milhões de IPVA no primeiro dia. Os recursos são compartilhados entre o governo do Estado e prefeituras.
Passo a passo de como realizar o pagamento via Pix
1. Faça seu cadastro, com login e senha na Central de Serviços do Detran-RS; caso já tenha seu acesso Gov.br - utilizado para acessar serviços como o Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital e Conecte SUS -, basta utilizar o número de CPF como nome de usuário e a senha já cadastrada.
2. No primeiro acesso, o Detran - na tela do Login Cidadão - pode pedir para compartilhar algumas informações com a plataforma Gov.br. Basta pressionar o botão Permitir.
3. Na tela seguinte, escolha Pagamento de licenciamento via Pix. Serão listados os veículos de sua propriedade (vinculados ao teu CPF).
4. Clique em Detalhes do veículo no qual deseja realizar a quitação dos débitos. Caso queira acessar os débitos de veículo de outro proprietário, informe placa e Renavam e clique em Consultar.
5. Serão listados em separado cada um dos valores pendentes e será necessário pagar o IPVA e Taxa de licenciamento separadamente, clicando em Gerar Pix para pagamento.
6. Será apresentado um QR Code e o botão com a opção de Copiar código Pix para cada um dos valores a serem pagos.
7. Abra o aplicativo do banco onde é correntista, e faça o Pix por meio da leitura do QR Code ou colando o código obtido após o pressionar o botão Copiar código Pix na tela da Central de Serviços do Detran RS, inserindo a sequência que foi gerada. Confirme as informações e finalize o pagamento.
8. Com a quitação de todos os débitos listados a informação será repassada ao sistema do Detran-RS para a confirmação do licenciamento. O processo pode ocorrer de forma instantânea ou em até 24 horas, dependendo do desempenho do sistema.
Além do Pix
Os clientes do Banrisul, Sicredi e Banco do Brasil podem utilizar os aplicativos de internet banking para quitar o imposto sem utilizar o Pix.
Como fazer o pagamento presencial?
- Não há guia ou boleto para o pagamento de IPVA e licenciamento de veículo neste ano.
- O pagamento é realizado diretamente na rede bancária conveniada apenas informando-se a placa e o número do Renavam - ou simplesmente levando o documento do veículo. Correntistas e não correntistas podem ir a uma das agências do Banrisul e Sicredi. No Banco do Brasil, apenas clientes têm acesso ao serviço.
- Com o advento do Pix para o pagamento do IPVA, foi extinta a modalidade de pagamento por cheque no Banrisul.
À vista ou parcelado?
- O parcelamento pode ser feito em até seis vezes, com pagamentos de janeiro a junho.
- Não há juros no parcelamento, mas é preciso que o contribuinte pague a primeira parcela até 31 de janeiro. As três primeiras parcelas terão descontos de 10%, 6% e 3% respectivamente. As restantes (abril, maio e junho) não têm redução.
- Dá para parcelar pelo Pix: entre os dias 1º e 31 de janeiro, o proprietário do veículo acessa o sistema para gerar o código Pix e fazer a adesão, pagando a primeira parcela. Esse processo deverá ser repetido todos os meses, até a quitação do imposto. As três primeiras parcelas, que vencem em janeiro, fevereiro e março, terão desconto regressivo (de 10%, 6% e 3% respectivamente).
- Lembrando que o pagamento em cota única e até o final do mês de dezembro, com a soma de todos os descontos máximos disponíveis (Bom Motorista e Bom Cidadão), é possível obter redução de 34,63% sobre o valor total do IPVA.
Como consultar o valor a ser quitado?
Para consultar o valor, é necessário acessar a Central de Serviços do Detran-RS ou o site www.ipva.rs.gov.br e aplicativo IPVA RS para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.
Tudo pago. E agora?
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), não é mais enviado pelo Correio. O documento é eletrônico e gerado dentro do perfil do proprietário do veículo na Central de Serviços do Detran-RS. Entretanto, caso não queira depender do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (para Android e iPhone) para exibir o documento quando necessário, pode gerar uma versão em PDF e imprimir.
Quem antecipou a quitação do IPVA e a Taxa de Licenciamento agora em dezembro só terá o documento 2022 gerado digitalmente após a virada do ano. Mas não há o que se preocupar. Se o documento de 2021 está regular, ele é válido até 30 de junho (placas de 1 a 5) ou 31 de julho (placas de 6 a 9 e mais o algorismo 0).
Produção: Guilherme Gonçalves