Pessoas com dificuldades para pagar em dia a prestação da casa própria têm, até sexta-feira (17), uma consultoria gratuita para evitar o pior: a perda do imóvel após três meses de inadimplência. A Semana do Mutuário da Casa Própria está de volta na sede da Associação dos Mutuários e Moradores das Regiões Sul e Sudeste (AMMRS), em Porto Alegre.
Após um ano sem o evento por causa das restrições de combate à pandemia, o evento é retomado neste ano tendo a covid-19 como um dos pontos de tensão entre os mutuários. Isso porque termina, neste mês, a possibilidade de pagamento parcial da prestação — uma segunda rodada de flexibilização da Caixa Econômica Federal. No ano passado, foi oferecida a suspensão dos pagamentos por até 120 dias.
— Muita gente segue desempregada, não conseguiu recuperar a renda que tinha antes. Mas os contratos voltarão a ser cobrados, e aí está uma questão importante. E os contratos mais recentes dão a possibilidade de retomada automática do imóvel por parte do banco a partir da terceira mensalidade em atraso — alerta Anderson Machado, diretor da AMMRS.
Outro ponto com atenção especial durante a pandemia é a cobertura do seguro para quitação do financiamento por morte em decorrência de covid-19. Algumas seguradoras estão criando obstáculos para cumprir a cláusula. Machado também destaca a situação de mutuários que compraram imóvel na planta e, também devido à crise sanitária, tentam rescindir os contratos.
Para a consultoria, é importante levar o contrato e, se possível, o último boleto de pagamento.
Semana do Mutuário da Casa Própria
- Quando: até sexta-feira (17), das 8h30min às 17h
- Onde: sede da AMMRS (Rua dos Andradas, 1.261/5° andar, em Porto Alegre)
- O que levar: contrato e, se possível, o último boleto de pagamento
- Mais informações: pelo telefone (51) 3226-3000
- E-mail: mutuarios.rs@ammrs.com.br