A pandemia do coronavírus trouxe muitas dificuldades para a economia e, por outro lado, viabilizou oportunidades. E foi a ausência das aulas presenciais e o maior tempo disponível em casa que possibilitou que as irmãs Anelise e Luiza Hoch abrissem o próprio negócio. Foi assim que em agosto de 2020 surgiu a Analu Pães de Queijo, que faz entregas em Santa Maria e também em São Pedro do Sul.
Luiza, que é acadêmica do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), também é praticamente a cozinheira da família. Saíam das mãos dela os pães de queijo para os cafés, seja pela manhã ou à tarde. E foi daí que surgiu a ideia de abrir a empresa e o convite a irmã, Anelise, estudante de Engenharia Química também da UFSM, para abrirem o próprio negócio. Com a junção de esforços e dos nomes, surgiu a Analu Pães de Queijo.
A partir da ideia concretizada, Luiza começou a estudar mais sobre o pão de queijo e aperfeiçoou as suas receitas. Enquanto isso, Anelise dedicou-se a questões mais administrativas e de divulgação. Quase um ano depois, a empresa é um sucesso para as irmãs.
No cardápio, a Analu oferece o pão de queijo tradicional, mas também de outros sabores, como com Nutella, goiabada ou bacon. Os preços, de pacotes a combos, variam de R$ 10 a R$ 39. Eles mesmas é que realizam a entrega. Depois disso, é só colocar no forno para assar e se deliciar. A empresa pode ser encontrada nas redes sociais pelo seu nome: Analu Pães de Queijo.
A história da Analu foi contada pelas irmãs Anelise e Luiza em entrevista ao Santa Maria de Negócios.