Na última segunda-feira (11), a Ford informou que irá fechar as fábricas no Brasil. A decisão afeta as fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE), mas a montadora seguirá com sua operação de vendas e assistência técnica no país, focando em produtos importados.
O anúncio, no entanto, pegou de surpresa os sindicatos que representam os trabalhadores da empresa, além de deixar clientes com dúvidas em relação aos veículos comprados da empresa.
O que se sabe sobre a decisão da Ford
O que anunciou a Ford?
A Ford anunciou na tarde desta segunda-feira (11) que vai fechar as fábricas de Camaçari, na Bahia, de Taubaté, em São Paulo, e de Horizonte, no Ceará, devido à "persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas", segundo a empresa. As plantas da Bahia e de São Paulo serão encerradas imediatamente. Já as outras filiais, ao longo de 2021.
O que vai acontecer com a operação da Ford no Brasil?
A rede de concessionárias informou que continuará oferecendo a assistência técnica ao consumidor, com operações de vendas, serviços e peças de reposição. A companhia informou que o serviço de assistência 24h (Ford Assistance) segue operando da mesma forma, assim como os demais serviços e produtos de pós-venda.
Os veículos deixarão de ser comercializados?
De acordo com o comunicado da montadora, os produtos vendidos não serão afetados, com exceção do Ka e do EcoSport, que deixarão de ser produzidos. As vendas destes dois modelos serão encerradas assim que terminarem os estoques.
Quem recém comprou um veículo Ford e quer desistir em função do anúncio tem como?
Para quem recém comprou algum veículo da marca e pretende desistir, a empresa recomenda que procure a concessionária onde fez a compra para solicitar o cancelamento, seguindo as regras do de Defesa do Consumidor.
"Manteremos a assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia no Brasil, agora e no futuro. Além dos produtos que acabei de mencionar, planejamos acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados na região.", acrescenta o documento, assinado por Lyle Watters Presidente para Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais.
Os lançamentos anunciados pela Ford serão comercializados no Brasil?
Estão mantidos os lançamentos anunciados recentemente para o mercado da América do Sul, e os veículos serão vendidos no Brasil também, porém serão importados. Chegarão ao Brasil os novos modelos da família Bronco, Transit e também a nova versão do Mustang Mach 1 e a Ford Ranger Black.
O que acontecerá com os funcionários da montadora?
Ao todo, a Ford possui 6.171 funcionários no Brasil. O fechamento das plantas implicará na perda de cerca de 5 mil empregos, segundo a montadora. Os sindicatos que representam os trabalhadores afetados, porém, citam também os trabalhadores indiretos. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, 12 mil empregos, diretos e relacionados ao setor de autopeças, serão afetados pelo fechamento na região metropolitana de Salvador.