A taxa de desemprego iniciou 2020 mantendo tendência de queda. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha 11,2% de desempregados em janeiro ante 11,6% no trimestre encerrado em outubro.
Isso significa que 11,9 milhões de brasileiros procuraram emprego entre novembro e janeiro, uma redução de 453 mil em relação ao trimestre móvel imediatamente anterior. O dado ainda pega efeitos de contratações temporárias para o Natal, já que inclui os dois últimos meses de 2019.
O resultado ficou um pouco abaixo das previsões de mercado. Analistas ouvidos pela Bloomberg estimavam taxa de 11,3%.
De acordo com o IBGE, a taxa de informalidade caiu em relação ao trimestre móvel anterior. Em janeiro, eram 40,7% da população ocupada, ou 38,3 milhões de pessoas. No trimestre encerrado em outubro, a taxa foi de 41,2%.
A taxa de subutilização da força de trabalho também recuou, chegando a 23,2%, o que significa 0,6 ponto percentual a menos do que o registrado no trimestre encerrado em outubro. O rendimento médio do trabalhador brasileiro ficou em R$ 2.361, estável em relação aos R$ 2.317 do trimestre encerrado em outubro, segundo o IBGE.