Por decisão do governo do Estado, o cronograma da venda de ações do Banrisul foi alterado. Com isso, se a operação for mantida, a liquidação ocorrerá apenas na próxima segunda-feira (23) – e não mais nesta sexta-feira (20), como previsto inicialmente.
A revisão é uma tentativa do Palácio Piratini, que não se manifesta sobre o assunto, de evitar um mau negócio e, ao mesmo tempo, garantir o ingresso de recursos em caixa, ainda que em volume menor. O dinheiro ajudará o governo a quitar a folha de pagamento dos servidores do Executivo de agosto (sem isso, o compromisso será saldado apenas em 11 de outubro) e a buscar a regularização do fluxo de caixa, embora não haja garantia de que será possível manter essa condição até o fim do ano.
Confira como ficou o cronograma e o passo a passo das negociações
Hoje, quarta-feira (18)
1) Encerramento das apresentações a potenciais investidores
2) Encerramento do procedimento de book building
Esse procedimento define quais investidores ficarão com que percentual das ações ofertadas. GaúchaZH consultou Débora Morsch, gestora da Zenith Asset Management, para explicar como funciona o processo.
Por se tratar de oferta restrita (limitada a investidores profissionais), os bancos contratados pelo Banrisul para ajudar a coordenar da operação (BofA Merrill Lynch, Itaú BBA e JPMorgan) entram em contato com até 75 potenciais investidores. Nesse contato, perguntam se há interesse na oferta ou em parte dela e quanto pagariam. Essas informações são repassadas ao Banrisul, que monta um ranking e analisa os possíveis resultados.
A partir daí, até 50 investidores podem ser selecionados e é definido o valor de corte por ação.
Esse procedimento teve início em 10 de setembro e deve ser encerrado nesta quarta-feira (18), conforme o novo cronograma (um dia depois do que estava programado originalmente).
3) Fixação do preço por ação
4) Reunião do Conselho Diretor do Programa de Reforma do Estado (Codpre) aprovando o preço por ação
5) Assinatura do contrato de colocação e dos demais contratos relacionados à oferta
6) Divulgação de "fato relevante"
Trata-se de uma espécie de nota oficial, emitida pela direção do Banrisul, que informará o preço por ação definido para o negócio. Caso o governo entenda que os valores poderão representar prejuízo, o fato relevante pode servir, também, para informar a desistência da operação.
Sexta-feira (20)
Se o negócio for mantido, a data será marcada pelo início das negociações das ações na bolsa de valores de São Paulo (B3) aos investidores que participaram do processo de book building.
Segunda-feira (23)
É a nova data prevista para a liquidação das ações. O dinheiro já poderá entrar no caixa do Estado a partir de então.
28 de setembro
Data máxima para divulgação do comunicado de encerramento do negócio.