O 32° Fórum da Liberdade começa nesta segunda-feira (8), em Porto Alegre, com foco na discussão sobre a agenda de reformas cogitada para o país. Organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), o evento é reconhecido pela defesa da teoria liberal na economia. Os debates, marcados para o Centro de Eventos da PUCRS, estendem-se até esta terça-feira (9).
Batizada com o tema “Brasil: aberto para reformas?”, a edição deste ano traz ao Rio Grande do Sul nomes como o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que fará palestra no início desta noite. Mais cedo, o novo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participará de almoço no Porto Alegre Country Club – a atividade é exclusiva ao público com ingressos premium, já esgotados.
– Antes de definirmos o tema deste ano, refletimos bastante sobre o atual momento do país. A população deseja mudanças, não só na política, mas na sociedade como um todo. A ideia é provocar a reflexão de que o Brasil precisa de uma reforma de mindset (mentalidade) – observa a presidente do IEE, Giovana Stefani.
Uma das principais atrações do evento será o painel Desemaranhando o Brasil, que fechará o primeiro dia de programação. O debate reunirá o trio formado por Salim Mattar, secretário de Desestatização do governo federal, Gustavo Franco, economista e ex-presidente do BC, e Pedro Parente, CEO da BRF e ex-presidente da Petrobras.
No final da tarde desta segunda-feira, a solenidade de abertura homenageará o empresário Winston Ling, com o Prêmio Libertas, e o jornalista Alexandre Garcia, com o Prêmio Liberdade de Imprensa.
– Precisamos que os políticos entendam o momento que a sociedade atravessa. O Estado tem carga tributária pesada, mas entrega serviços de baixa qualidade. Se a reforma da Previdência não passar, os quatro anos de governo do presidente Jair Bolsonaro estarão comprometidos – pontua Giovana.
Na manhã desta terça-feira, o escritor Olavo de Carvalho, considerado o guru do presidente, será o responsável por palestra em vídeo. À tarde, o painel intitulado Construindo o Brasil de Amanhã contará com as presenças de Paulo Uebel, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital no Ministério da Economia, do economista Marcos Lisboa, CEO do Instituto Insper, e do empresário Carlos Jereissati Filho, presidente do Iguatemi.
O fórum também promoverá atividades como o projeto Start Hub, voltado a empreendedores que buscam mentoria para desenvolvimento de negócios. A programação ainda contempla a segunda edição do Projeto Constituição, que discutirá princípios para uma reforma federativa no Brasil.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu convite para o evento, mas não confirmou presença. O Fórum da Liberdade é promovido anualmente pelo IEE. Em abril de 2018, a edição passada teve como um dos principais momentos o debate com seis pré-candidatos à Presidência da República – Bolsonaro, que venceria a disputa nas urnas em outubro, não participou da atividade.
Confira a Programação
8 de abril - segunda-feira
12h - Almoço no Porto Alegre Country Club (exclusivo para participantes premium)
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central
16h30min - Painel Novos Caminhos
Denis Rosenfield, filósofo e articulista
Daniel Randon, vice-presidente de administração das empresas Randon
Leonardo Fração, empresário e presidente do Instituto Cultural Floresta
18h10min - Solenidade de abertura
Prêmio Libertas - Homenagem ao empresário Winston Ling
Prêmio Liberdade de Imprensa - Homenagem ao jornalista Alexandre Garcia
Lançamento do Projeto Constituição II
19h10min - Palestra especial
Onyx Lorenzoni, ministro-chefe da Casa Civil
20h - Painel Desemaranhando o Brasil
Salim Mattar, secretário de Desestatização do governo federal
Gustavo Franco, economista e ex-presidente do Banco Central
Pedro Parente, CEO da BRF
9 de abril - terça-feira
9h30min - Painel Empreendendo a Liberdade
Rodrigo Marques, fundador e CEO do Atlas Quantum
Alexandre Fetter, comunicador e empresário
Dominique Oliver, CEO da Amaro
11h - Palestra especial (por vídeo)
Olavo de Carvalho, escritor
11h50min - Lançamento do livro "Pensamentos Liberais"
14h - Painel Ideias em Rede, Mudanças no Mundo
Andy Duncan, economista inglês
Glória Álvares, cientista política guatemalteca
Demétrio Magnoli, cientista político
15h30min - Painel A Liberdade Vai Mudar o Brasil?
Hélio Beltrão, empresário e CEO do Mises Brasil
Wolf von Laer, economista alemão, cientista político, cofundador e CEO do Students for Liberty na Europa
Joel Pinheiro da Fonseca, economista e filósofo
17h - Painel Construindo o Brasil de Amanhã
Paulo Uebel, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital no Ministério da Economia
Marcos Lisboa, economista e CEO do Instituto Insper
Carlos Jereissati Filho, presidente do Iguatemi
18h30min - Palestra especial
Flávio Augusto da Silva, empresário fundador da Wise Up
Informações e inscrições pelo site www.fl2019.com