Dois pontos que abrigavam supermercados Nacional em Porto Alegre reabrirão sob a bandeira Zaffari. A rede gaúcha confirma que locou os imóveis localizados na Avenida Panamericana, no bairro Jardim Lindoia, e na Rua Lucas de Oliveira, no Mont´Serrat.
A primeira loja, que pertencia ao grupo Walmart, fechou as portas em janeiro deste ano. A segunda teve o fim das operações em abril de 2017.
Apesar de admitir o aluguel e a intenção de abrir novos supermercados, o Zaffari ainda não dá detalhes sobre os pontos. Apenas no fim do mês deverá ser definida a solução para cada uma das lojas.
Com isso, também não há certeza de quando as novas unidades abrem para os clientes. A empresa sustenta que recém está estudando os projetos de remodelação dos espaços, para que se adequem aos padrões da companhia e possam atender os consumidores que vivem nas duas regiões.
Com os dois novos endereços, o Zaffari vai passar a ter 17 supermercados em Porto Alegre, além de nove hipermercados.
Além do Zaffari, outras redes gaúchas de supermercados vêm assumindo pontos que eram do Walmart – que há cerca de três anos iniciou movimento de fechar lojas que considerava deficitárias e abandonar bandeiras tradicionais, como Nacional. Há dois anos, por exemplo, a rede Asun passou a explorar cinco unidades fechadas pelo Walmart na Região Metropolitana.
Maior grupo supermercadista do mundo, o Walmart acumula prejuízos no Brasil e, no início do mês, anunciou que negociou 80% da operação no país para a gestora Advent International, que também é dona da varejista gaúcha Quero-Quero.
Sob nova direção, a intenção é apostar nos formatos de lojas de vizinhança e de atacarejo – que vendem grandes volumes, como atacado, mas também quantidades menores, para consumidores finais. A prioridade será as bandeiras Maxxi, no caso das operações de maior porte, e Todo Dia, nas lojas menores, de bairro.