Está grande o apetite da Advent, fundo de private equity (compra de fatias de empresas). Depois da transação que deu à gestora o controle das operações do Walmart no Brasil, agora o negócio envolve outra empresa com raízes no Rio Grande do Sul, a Sapore, fornecedora de refeições coletivas com grandes clientes no Estado. Atualmente, a Sapore pertence a Daniel Mendez, uruguaio que passou dos 11 aos 24 anos no Rio Grande do Sul e conheceu o negócio ao se associar à extinta Puras, de Hermes Gazzola.
Conforme o jornal Folha de S. Paulo, a International Meal Company (IMC), dona das redes Viena e Frango Assado, teria acertado uma aliança com a Sapore, responsável por parte do serviço de alimentação na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O jornal afirma que já haveria um acordo, depois de negociações que levaram seis meses. Os termos preveem que a IMC, uma empresa que consta no portfólio do Advent no Brasil, teria 65% da empresa resultante da união, e a Sapore, 35%.
O mercado levou a informação do acordo muito a sério: as ações da IMC na bolsa subiram mais de 10% na manhã desta quarta-feira (13), o que fez os papéis entrarem em leilão – mecanismo usado quando há fortes oscilações nos preços. Ao responder consulta da B3, atual nome da bolsa de valores, a IMC confirmou que negocia com a Sapore, mas ainda não fechou negócio.
A IMC foi criada pelo Advent, de origem americana, em 2006, época da compra do Grupo La Mansión, operador de restaurantes no México. No mesmo ano, o IMC Group começou a operar serviços de alimentação em aeroportos da República Dominicana. No Brasil, o IMC comprou as redes Viena e Frango Assado em 2008. Em 2013, incorporou o operador Darden Restaurants, que tem exclusividade das marcas Red Lobster e Olive Garden no Brasil – duas bandeiras que costumam aparecer em aeroportos.
Veja a íntegra da nota, em inglês, com tradução dos trechos essenciais em destaque
- NOTICE OF MATERIAL FACT INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A., (“Company”) (B3: MEAL3), in light of the news issued by Folha de São Paulo on this date, hereby clarifies to its shareholders and the market in general that, as authorized by the Board of Directors at a meeting held on February 21, 2018 and informed in the Material Fact of February 21, 2018 and the Market Notice of March 27, 2018, the Executive Officers have maintained negotiations with the representatives of Sapore S.A. (executivos têm feito negociações com representantes de Sapore S.A) but, at this moment, no agreement on a potential transaction involving the Company has been reached so far (até esse momento, nenhum acordo para transação pontecial envolvendo a companhia foi atingido). Finally, the Company reiterates its commitment to timely provide relevant and adequate information to its shareholders and to the market in general under the applicable regulations. São Paulo, June 13, 2018.
INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A.
José Agote
Chief Financial and Investor Relations Officer