A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) projeta que, assim como no restante do país, a economia do Rio Grande do Sul seguirá trajetória de retomada em ritmo lento. A avaliação da entidade é de que, em 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho crescerá 2%.
Divulgada nesta terça-feira (5), em Porto Alegre, a estimativa para o cenário base aponta altas em dois setores. A indústria deverá subir 2,6%, e serviços, 2,2%.
No sentido contrário, a projeção é de que a agropecuária tenha o único resultado negativo, de 3%. O recuo nas lavouras ocorre porque o setor não deverá colher o mesmo desempenho de 2017, quando a safra apresentou crescimento acima do esperado.
Se a alta no PIB gaúcho for confirmada, será inferior à prevista pela Fiergs para o país. No cenário base, a estimativa da entidade aponta para avanço de 2,7% na economia brasileira em 2018.
Durante a apresentação, a Fiergs também apontou que a alta de 2% do PIB estadual poderá oscilar. Conforme a entidade, a recuperação poderá ser mais intensa se, por exemplo, a retomada no mercado de trabalho for mais intensa do que a esperada. Nessa situação, o avanço do PIB gaúcho chegaria a 3,2%.
No sentido contrário, a alta da economia poderá ser inferior, de 0,8%, caso o setor primário apresente desempenho mais fraco do que o previsto.
Dificuldades na indústria
Apesar da alta de 2,6% projetada para a indústria, a Fiergs sublinha que o setor continuará enfrentando dificuldades em 2018 para engatar retomada mais consistente. Segundo a entidade, a confiança de empresários e a intenção de investimentos avançaram, mas a ociosidade nas fábricas segue alta. Entre os setores, a construção civil ainda depara "com severa recessão", afirmou a Fiergs.
– A Argentina tem sido parceira importante da indústria gaúcha. O país deverá, inclusive, instalar câmaras de comércio com o Brasil. Os sinais vindos da Argentina são de melhora – comentou o presidente da entidade, Gilberto Porcello Petry, ao lembrar que as exportações para o mercado vizinho tiveram influência positiva no Estado nos últimos meses.
Previsão para fechamento de 2017
Nesta terça-feira (5), a Fiergs ainda atualizou sua previsão para a alta do PIB gaúcho em 2017. Na avaliação da entidade, a economia fechará este ano com avanço de 1,4%.
Por conta do desempenho acima do esperado na agropecuária, a nova estimativa é superior à projetada em dezembro de 2016. Na época, a previsão no cenário base apontava para alta de 0,4% em 2017.