Resultado de investimento de R$ 500 milhões, o ParkShopping Canoas inaugura nesta sexta-feira (24), às 10h, em meio a um cenário econômico de saída da recessão. O espaço abre as portas ao consumidor com cerca de 250 lojas, um supermercado Zaffari, sete salas de cinema e um ambiente que vai além de um tradicional centro de compras. É um local de entretenimento.
Uma das principais novidades está na oferta de atrações que ultrapassam as comerciais. Entre elas, uma pista de patinação no gelo, que funcionará durante todo o ano, duas áreas infantis, um lago de carpas e jardins de relaxamento.
O presidente da Multiplan, José Issac Peres, responsável pelo empreendimento, espera que o shopping torne-se uma referência em lazer na Região Metropolitana. O centro tem também wi-fi gratuito e pontos de carregador de celular.
Localizado no bairro Marechal Rondon, em Canoas, o shopping fica em frente ao Parque Getúlio Vargas, reinaugurado há pouco mais de um ano após melhorias feitas pela própria empresa. Uma passarela liga os dois espaços, reinventando uma região que até então dispunha de poucos atrativos de divertimento.
O ParkShopping Canoas foi projetado para que os clientes sintam-se como se estivessem ao ar livre, segundo Peres. Os corredores são amplos, e imensas claraboias garantem a iluminação natural. Na praça de alimentação, mesas e cadeiras de madeiras pouco remetem aos conhecidos espaços de fast food, com árvores naturais, mini-hortas e um telão de LED exibindo shows e partidas esportivas.
Para Peres, o empreendimento superou a expectativa. Em meio à recessão, a Multiplan aumentou o investimento – anteriormente, previsto em R$ 400 milhões. Agora, espera o retorno do consumidor.
– Ficamos impressionados com essa região enorme que, pelo nosso ponto de vista, ainda era insuficientemente atendida. Mas não esperávamos que o Brasil fosse entrar nesse buraco econômico. Na tempestade, ficamos ainda maiores e transformamos a canoa em navio, investindo mais e melhor. Esperamos que tenhamos chegado em um porto seguro – afirma Peres.
Outros destaques do projeto estão no centro de eventos, com capacidade para 1,2 mil pessoas, nas melhorias realizadas na cidade, como o alargamento da BR-116 e da Avenida Farroupilha, e no foco na sustentabilidade. A superfície do prédio tem cerca de 4 mil painéis fotovolaicos para a produção de energia, e no estacionamento estão 13 árvores com placas solares.
A um mês do Natal, a operação começa com 93% de sua área disponível locada e uma programação para o mês de festividades. Uma roda-gigante está entre as atrações para o fim de ano.
Competição mais acirrada
Com o empreendimento em Canoas, a Multiplan chega ao seu segundo shopping na Região Metropolitana. O primeiro foi o BarraShoppingSul, na zona sul de Porto Alegre, inaugurado em 2008. O lançamento consolida a concorrência da empresa com o Iguatemi, também responsável por dois centros comerciais na área – o Iguatemi e o Praia de Belas.
– Quando há concorrência, há opção da escolha. Quem sai ganhando é o consumidor–_ avalia o presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), Vilson Noer.
Segundo o dirigente, a Capital está saturada para os lojistas, tornando Canoas uma cidade atrativa para o investimento.
– O shopping transformou-se em um centro de lazer, aliando residências, praças, serviços e entretenimento, mais opções às compras. O espaço que nasce em Canoas está dentro desse conceito moderno. Certamente haverá deslocamento de pessoas – diz Noer.
Conheça o ParkShopping Canoas:
— Inaugura nesta sexta-feira (24), às 10h, na Avenida Farroupilha, 4.545, no bairro Marechal Rondon, em Canoas.
— Investimento da Multiplan foi de R$ 500 milhões. Somado aos valores gastos pelos lojistas, valor chega a R$ 750 milhões.
— Oferece 264 lojas, sendo nove âncoras e nove megalojas, sete salas de cinema e um supermercado Zaffari.
— Operação do empreendimento gera 3 mil empregos.
— Está interligado, por uma passarela, ao Parque Getulio Vargas.
— Tem um centro de eventos com capacidade para 1,2 mil pessoas, uma pista de patinação que funcionará durante o ano inteiro, dois espaços de entretenimento infantil, um lago de carpas, jardins para relaxamento e chimarródromo.
— Empreendimento oferece wi-fi gratuito e pontos para carregador de celular.
— Praça de alimentação tem telão de LED e 26 operações de fast food. Também há oito restaurantes em outros espaços e uma academia.
— A área construída chega a 136 mil metros quadrados, e a área bruta locável, a 48 mil metros quadrados.
— O estacionamento oferece 2,6 mil vagas, sendo 1,5 mil cobertas.
— No telhado do prédio, foram instalados 4.160 painéis fotovolaicos com capacidade para produzir 1,3 megawatt. No estacionamento, há 13 placas solares do tipo árvore.