Pilar do desenvolvimento, a educação é um quesito em que o Rio Grande do Sul avança a passos mais lentos em relação à média brasileira. No iRS, é ainda a dimensão em que o Estado está na pior colocação. Os gaúchos ocuparam em 2015 a oitava posição pelo terceiro ano consecutivo, mas no início da série, em 2007 (ao ser criado, o índice teve avaliação em retrospecto), chegaram a figurar em quarto lugar. São Paulo segue no topo do pódio.
Uma das variáveis é a nota na Prova Brasil, que avalia aprendizado dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em matemática e português. De 2014 para 2015, o Rio Grande do Sul melhorou o desempenho, mas caiu de sexto para sétimo no ranking. A taxa de distorção entre idade e série no Ensino Médio também mostra que o Estado melhora em ritmo menor. Na rede gaúcha, 26,4% dos alunos em 2015 não tinham a idade ideal (15 a 17 anos). No Sul e Sudeste, é melhor apenas do que o Rio.
Desde 2007, a média brasileira caiu de 42,4% para 27,4%, aproximando-se do patamar do Rio Grande do Sul. No caso gaúcho, foi de 33,8% para 26,4%. Professora da Faculdade de Educação da UFRGS, Maria Beatriz Luce diz que os resultados não surpreendem.
Leia mais:
Com crise e homicídios, qualidade de vida no RS cai
RS tem o segundo ano de recuo no índice padrão de vida
Aumento da violência afeta indicador longevidade e segurança do RS
Para ela, a situação vem de fatores que, ao longo dos anos, prejudicam o desenvolvimento do ensino gaúcho. Destaca descontinuidade de políticas pedagógicas e administrativas no Estado e em municípios, falta de investimento na formação dos professores e de perspectivas de melhor remuneração, condições de trabalho, redução dos aportes públicos por aluno e problemas de gestão nas escolas.
– Educar é atividade complexa. Requer compromisso e conhecimento. Precisamos tratar como prioridade e de forma profissional – afirma Maria Beatriz, ex-membro do Conselho Nacional de Educação.
Nova variável analisada, a taxa de matrícula no Ensino Médio também mostra o Estado muito longe do pódio. No meio da tabela, figura na 14ª colocação.