Vendas fracas não vão resultar em liquidações mais agressivas no final do verão. Até porque as promoções começaram robustas ainda em 26 de dezembro, assim que as listas de Natal foram zeradas. As duas mais tradicionais promoções de fim de estação, em Porto Alegre e no interior do Estado, terão mudanças drásticas neste complexo 2015.
O Liquida Porto Alegre, conforme chegam informações liberadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-PoA) aos associados, virá só no final do mês e invadirá o início de março. Também deverá ser bem mais curta do que os 30 dias tradicionais. Por isso, os comerciantes prometem dar descontos maiores.
Leia as últimas notícias de Economia
Leia todas as colunas de Marta Sfredo
Uma habitual colega de calendário, a Liquida Tchê promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL) no Interior, sequer vai existir de forma padronizada. Conforme Vitor Koch, presidente da entidade, será distribuído material de promoção, mas cada loja vai definir seu modelo.
O movimento fraco de 2014 forçou um número maior de comerciantes a fazer "torra-torra", na carona dos grandes magazines. A entidade orientou os comerciantes a negociar melhores condições de compra com fornecedores para permitir cobrar preços menores dos clientes.
- Um vai dar mais prazo, outro algum prêmio - detalha Koch.