Os usuários do Facebook que já estão acostumados a navegar por meio de smartphones não vão estranhar o novo feed de notícias da rede social. Visualmente, o novo layout - anunciado no começo do mês - tem um estilo minimalista, lembrando muito os aplicativos para Android e iOS.
- O design mostra a evolução de nosso feed de notícias. Pensamos em três itens essenciais para sua composição: histórias mais ricas, sua escolha de tópicos e uma interface que funcione bem em desktops e dispositivos móveis - disse o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, em Menlo Park, na Califórnia, ao lançar o novo visual.
O feed não será mais atualizado automaticamente. Um botão no topo da página, similar ao do Twitter, aponta a quantidade de novos posts. O usuário pode controlar as notícias por categorias, como música, vídeos e fotos, de acordo com seu interesse.
Por trás de todas as modificações, o grande interesse de Zuckerberg está em uma arrecadação maior com publicidade. O Facebook se transformou em uma espaço valioso e, no novo feed, as empresas têm um espaço semelhante ao que as fotos ocupam.
Na opinião da doutora em Comunicação Digital pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e pesquisadora do comportamento do público em redes sociais, Paula Jung, o chefão da rede social sentiu a necessidade de chamar novamente as pessoas, já que nos Estados Unidos, de acordo com pesquisas, as pessoas estão passando menos tempo online.
- Além das empresas, que estão vivendo um momento de corre-corre dos compartilhamentos, os usuários comuns também estão preocupados com a divulgação e likes dos seus conteúdos. O Facebook está monetizando e valorizando o espaço como mídia - afirma Paula.
O feed está sendo atualizado aos poucos. Milhares perfis de usuários brasileiros já contam com a novidade.
Assista ao vídeo e entenda como funciona o novo feed de notícias do Facebook.