Após alta de 3,1% no terceiro trimestre de 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos apresentou leve aumento de 0,1% no último trimestre do ano passado. O PIB divulgado nesta quinta-feira é o menor nível de crescimento desde o primeiro trimestre de 2011, quando a economia americana também apresentou 0,1%. Porém, os números são melhores do que as estimativas divulgadas mês passado, que previam uma queda de 0,1% durante o período.
O alto consumo das famílias colaborou, especialmente pelo efeito da tempestade Sandy no noroeste dos Estados Unidos e compras dos feriados de Ação de Graças e Natal. Em compensação, houve uma diminuição considerável em 22% com gastos militares e recuo na acumulação de estoques.
Em 2012, a economia dos EUA cresceu 2,1%, enquanto economistas previam uma pequena alta de 0,5%. Para os próximos meses as previsões não são boas, principalmente pela altas de impostos e redução de gastos por parte do governo americano. O desempenho ruim pode se refletir na geração de emprego para os próximos meses.