A Secretaria da Receita Federal disponibilizou uma versão digital do cartão do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O aplicativo CPF Digital permite o acesso ao documento de forma virtual e também auxilia o usuário no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF).
No entanto, o cartão digital do CPF só está disponível para quem possui a dados biométricos cadastrados no Detran. O aplicativo foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro, e está disponível para download nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.
Conforme a Receita Federal, nesta sexta-feira (15), o aplicativo está apresentando instabilidade pela grande procura. Neste primeiro momento, além da consulta e acesso ao documento, o aplicativo traz esclarecimentos sobre o preenchimento do IRPF, como as formas de consultar a restituição, prazos e multas por atraso na entrega ou não apresentação. O aplicativo também auxilia em situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves, além de enviar notificação de notícias aos usuários.
O secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, acredita que o aplicativo ajudará a restringir o atendimento presencial em razão da pandemia de coronavírus.
– A proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão. No futuro, o CPF Digital poderá se tornar a porta de acesso para os principais serviços aos brasileiros – destaca o secretário.
Conforme o decreto de nº 9.723, desde março de 2019 o CPF é a chave de acesso aos serviços públicos. O documento foi instituído como instrumento suficiente e substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão no exercício de obrigações e direitos, ou na obtenção de benefícios.