Faltam exatamente duas semanas para a Black Friday, data que tem caído no gosto dos brasileiros pelos descontos que promete, sempre no final de novembro. Tem gente esperando boa parte do ano para comprar o que precisa justamente na Black Friday: é quando os preços costumam ficar atraentes, a ponto de até permitirem umas comprinhas extras para o Natal. Mas quanto os consumidores estão dispostos a gastar? E em quê?
De acordo com levantamento do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, feito com 200 entrevistados, entre 7 e 10 de outubro, os consumidores estão dispostos a gastar cerca de R$ 890 no comércio em 29 de novembro. Celulares, móveis, eletrodomésticos, smart TVs e eletrônicos em geral devem ser as categorias mais procuradas.
Nos sites de busca e nas lojas físicas, os consumidores já têm deixado claro os modelos de eletrônicos e smartphones que mais querem: baratos e repletos de funções. Entre os celulares, opções com alta capacidade de armazenamento e boas câmeras, aliados a preços em conta, têm despertado o interesse de quem pretende adquirir um novo aparelho. E há opções para todos os bolsos.
GaúchaZH ouviu especialistas e consultou lojas de tecnologia para saber quais são e o que têm alguns dos itens mais procurados para a Black Friday deste ano. Confira:
Smartphones
- Motorola Moto G7 Play 32GB (cerca de R$ 600): é o modelo mais simples da linha G7 da Motorola, que tem como carro-chefe o Moto G7 Plus.
- Samsung Galaxy A30 64GB (cerca de R$ 950): mais barato do que o A50, tem menos capacidade de armazenamento e câmera dupla. Também o Galaxy A20 (cerca de R$ 700) e o Galaxy A10 (cerca de R$ 600) estão entre os smartphones mais procurados.
- Samsung Galaxy A50 128GB (cerca de R$ 1,2 mil): conta com TV digital embutida e câmera tripla, além de poder armazenar dois chips.
- Apple iPhone 8 Plus 64GB (cerca de R$ 2,8 mil): lançado em 2017, apenas neste ano ficou mais acessível para muitos consumidores. Apesar de ser objeto de desejo de muitos, o preço ainda extrapola muitos orçamentos.
TVs
- Smart TV LED 32" LG HDR (cerca de R$ 930): peca na resolução, mas conta com acesso à internet e efeito de som multidimensional.
- Smart TV LED 43" LG Full HD (cerca de R$ 1,3 mil): não tem resolução 4k, mas conta com som potente e tecnologia que permite controlá-la por meio de comandos de voz.
- Smart TV LED 50" Samsung 4K (cerca de R$ 1,9 mil): conta com YouTube e Netflix integrados, além de resolução 4k e espelhamento de tela.
- Smart TV LED 55" LG 4K (cerca de R$ 2,3 mil): além das mesmas características acima, tem recursos de inteligência artificial para aprimorar baixas resoluções.
Prepare o seu bolso
A preparação para as compras pode ser feita desde já. Especialistas recomendam que o consumidor faça uma lista de desejos para a data e comece a pesquisar imediatamente a variação dos valores. Com essas informações, será possível identificar, no dia da promoção, eventuais propagandas enganosas — em edições anteriores, houve reclamações quanto a lojistas que anunciavam queda no preço de um produto, mas, na realidade, mantinham o valor igual ou até mais alto do que nas semanas anteriores.
Conforme o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a exigência do consumidor aumentou para a data em função do que aconteceu nos últimos anos na promoção, quando algumas lojas colocaram produtos "pela metade do dobro do preço".
— As pessoas aprenderam a pesquisar com antecedência, e estão certíssimas em fazer isso. E é também por esse motivo que muitas já sabem o que e quanto estão dispostas a gastar na data — analisa.
Outro dado apontado pela pesquisa do Sindilojas Porto Alegre destaca que 52% dos consumidores pretendem recorrer ao comércio físico durante a promoção. Os que devem comprar pela internet somam 48%.
Tire o melhor proveito da data
Como se preparar desde já
- Faça uma lista com os produtos que deseja comprar na Black Friday e comece desde já a pesquisar preços no comércio digital e em lojas físicas. Essas informações serão essenciais para mostrar se as promoções anunciadas no dia 29 são verdadeiras — e não a pegadinha do "tudo pela metade do dobro".
- Caso o seu interesse seja comprar online, pesquise em vários sites e guarde os preços fazendo uma captura da tela. Procure repetir a pesquisa a cada semana até o próximo dia 29, para conhecer a tendência das ofertas e saber se a compra é realmente vantajosa.
- Deixe reservado o valor aproximado do produto, de forma a conseguir pagar à vista no dia 29. Isso vai evitar que você tenha que parcelar e arcar com juros, e também deixa sua conta mais preparada para pagar no cartão de crédito, sem malabarismos para pagar a fatura no mês seguinte.
Sites que ajudam na pesquisa de preços
- O Buscapé compara valores em diferentes lojas e apresenta a variação nos últimos 12 meses. Também oferece um dispositivo que avisa o consumidor quando o preço atinge um patamar desejado.
- O portal JáCotei funciona de forma semelhante, com comparação dos valores de um mesmo produto em diferentes sites e um gráfico mostrando a variação nos últimos 30 dias.
- Para quem procura especificamente descontos de passagens aéreas durante a Black Friday, dois sites podem ser úteis: o SkyScanner mostra um gráfico com a diferença dos preços para cada data e o Voopter oferece um sistema prático de alertas por e-mail quando as passagens estiverem em queda.
Dicas para o consumidor no momento da compra
- Evite comprar por impulso. Pesquise antes.
- É proibida a venda casada, quando o vendedor condiciona a venda de um produto ou serviço ao fornecimento de outro.
- Antes de comprar produtos que prometem soluções rápidas, como remédios para emagrecer ou aparelhos para ginástica, verifique a licença do Ministério da Saúde ou o selo do Inmetro.
- A troca é obrigatória quando o produto apresentar defeito.
- Cor ou tamanho não são defeitos e não obrigam o fornecedor a trocar.
- O consumidor deve sempre exigir a nota ou o cupom fiscal dos produtos para garantir todos os seus direitos.
O que fazer quando um produto apresentar defeito?
- O fornecedor tem um prazo de até 30 dias para resolver o problema. Depois desse prazo, o consumidor poderá exigir a substituição do produto por outro igual e novo; a restituição imediata da quantia paga, corrigida monetariamente, sem o prejuízo de eventuais perdas e danos; ou o abatimento proporcional do preço.
Como usar o direito de arrependimento?
- É usado para compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por exemplo, aquelas realizadas por meio de catálogo, internet, correspondência, telefone). Até o prazo de sete dias, o consumidor poderá desistir da compra realizada e devolver o produto, recebendo seu dinheiro de volta e as despesas de postagem.
Fonte: Procon Porto Alegre, plataforma Zoom e professora da escola de Negócios da PUCRS, Izete Bagolin.