Nesta terça-feira (29), faltam exatamente 30 dias para a Black Friday, data que, a cada ano, ganha mais espaço no comércio brasileiro. De acordo com levantamento do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, feito com 200 entrevistados entre 7 e 10 de outubro, os consumidores estão dispostos a gastar cerca de R$ 890 no comércio em 29 de novembro. Celulares, móveis, eletrodomésticos, smart TVs e eletrônicos em geral devem ser as categorias mais procuradas.
A preparação para as compras pode ser feita desde já. Especialistas recomendam que o consumidor faça uma lista de desejos para a data e comece a pesquisar imediatamente a variação dos valores. Com essas informações, será possível identificar, no dia da promoção, eventuais propagandas enganosas — em edições anteriores houve reclamações quanto a lojistas que anunciavam queda no preço de um produto mas na realidade mantinham o valor igual ou até mais alto do que nas semanas anteriores.
O ideal é o consumidor fazer semanalmente prints de tela dos produtos desejados em diferentes sites e guardar os arquivos. Esta atenção constante mostrará a trajetória dos valores e indicará se a tendência é de alta ou de baixa. Alguns serviços ajudam nesta tarefa, apresentando a variação de preços das últimas semanas e comparando as ofertas de cada varejista (veja alguns abaixo).
Uma pesquisa da plataforma de comércio eletrônico Zoom com quase 4,4 mil entrevistados mostra que 98% dos brasileiros interessados em aproveitar a data farão pesquisas antecipadas e monitorarão os valores. Afinal, 74% afirmam que o preço é o principal fator para decidir se farão mesmo a compra.
— Os resultados da pesquisa revelam consumidores cada vez mais conscientes para comprar durante a Black Friday — comenta Thiago Flores, CEO do Zoom.
Conforme o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a exigência do consumidor aumentou para a data em função do que aconteceu nos últimos anos na promoção, quando algumas lojas colocaram produtos "pela metade do dobro do preço".
— As pessoas aprenderam a pesquisar com antecedência, e estão certíssimas em fazer isso. E é também por esse motivo que muitas já sabem o que e quanto estão dispostas a gastar na data — analisa.
A economista e professora da escola de Negócios da PUCRS, Izete Bagolin, também alerta que os consumidores devem ter cuidado com ofertas aparentemente tentadoras, mas que nem sempre são vantajosas.
— Não adianta comprar pela metade do preço um celular que já tem versões mais atualizadas, porque o tempo dele de vida útil poderá ser muito menor. O barato vai sair caro — justifica.
Avaliação dos gastos
A sugestão de Izete é que cada consumidor faça uma análise dos próprios gastos e defina o que, realmente, é extremamente necessário comprar no período. A professora também alerta para a aquisição à vista, já que no parcelado os juros — principalmente, em caso de atrasos para o pagamento — poderão comprometer o orçamento.
— É preciso lembrar que, logo depois desta data, já virão o IPTU, o IPVA, a renovação de matrícula na escola e os reajustes de aluguéis e condomínios. Tudo precisa estar previsto numa lista de compras parcelada — destaca a especialista.
Outro dado apontado pela pesquisa do Sindilojas Porto Alegre destaca que 52% dos consumidores pretendem recorrer ao comércio físico durante a promoção. Os que devem comprar pela internet somam 48%.
Quando perguntados sobre o que é melhor, se uma Black Friday ou uma Black Week, 68% responderam a segunda opção, que gostariam de ter uma semana inteira de ofertas.
Tire o melhor proveito da data
Como se preparar desde já
- Faça uma lista com os produtos que deseja comprar na Black Friday e comece desde já a pesquisar preços no comércio digital e em lojas físicas. Essas informações serão essenciais para mostrar se as promoções anunciadas no dia 29 são verdadeiras — e não a pegadinha do "tudo pela metade do dobro".
- Caso o seu interesse seja comprar online, pesquise em vários sites e guarde os preços fazendo uma captura da tela. Procure repetir a pesquisa a cada semana até o próximo dia 29, para conhecer a tendência das ofertas e saber se a compra é realmente vantajosa.
- Deixe reservado o valor aproximado do produto, de forma a conseguir pagar à vista no dia 29. Isso vai evitar que você tenha que parcelar e arcar com juros, e também deixa sua conta mais preparada para pagar no cartão de crédito, sem malabarismos para pagar a fatura no mês seguinte.
Sites que ajudam na pesquisa de preços
- O Buscapé compara valores em diferentes lojas e apresenta a variação nos últimos 12 meses. Também oferece um dispositivo que avisa o consumidor quando o preço atinge um patamar desejado.
- O portal JáCotei funciona de forma semelhante, com comparação dos valores de um mesmo produto em diferentes sites e um gráfico mostrando a variação nos últimos 30 dias.
- Para quem procura especificamente descontos de passagens aéreas durante a Black Friday, dois sites podem ser úteis: o SkyScanner mostra um gráfico com a diferença dos preços para cada data e o Voopter oferece um sistema prático de alertas por e-mail quando as passagens estiverem em queda.
Dicas para o consumidor no momento da compra
- Evite comprar por impulso. Pesquise antes.
- É proibida a venda casada, quando o vendedor condiciona a venda de um produto ou serviço ao fornecimento de outro.
- Antes de comprar produtos que prometem soluções rápidas, como remédios para emagrecer ou aparelhos para ginástica, verifique a licença do Ministério da Saúde ou o selo do Inmetro.
- A troca é obrigatória quando o produto apresentar defeito.
- Cor ou tamanho não são defeitos e não obrigam o fornecedor a trocar.
- O consumidor deve sempre exigir a nota ou cupom fiscal dos produtos para fazer uso de todos os direitos.
O que fazer quando um produto apresentar defeito?
- O fornecedor tem um prazo de até 30 dias para resolver o problema. Depois desse prazo, o consumidor poderá exigir a substituição do produto por outro igual e novo, a restituição imediata da quantia paga, corrigida monetariamente, sem o prejuízo de eventuais perdas e danos; e o abatimento proporcional do preço.
Como usar o direito de arrependimento?
- É usado para compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por exemplo, aquelas realizadas por meio de catálogo, internet, correspondência, telefone). Até o prazo de sete dias, o consumidor poderá desistir da compra realizada e devolver o produto, recebendo seu dinheiro de volta e as despesas de postagem.
Fonte: Procon Porto Alegre, plataforma Zoom e professora da escola de Negócios da PUCRS, Izete Bagolin