Faltando poucos dias para a Black Friday, que tem início oficialmente na sexta-feira (29), muitos consumidores se preparam para aproveitar as promoções e trocar de smartphone. O dispositivo, cada vez mais funcional graças à diversidade de aplicativos, é um dos produtos mais procurados na data em sites e lojas físicas. Nem todos, porém, terão condições de levar para casa aqueles aparelhos lançados recentemente. Para esse público, o mercado de equipamentos usados surge como boa alternativa.
A compra ou venda dos também chamados seminovos, às vezes com pouco mais de um ano de uso, pode ser feita em assistências técnicas ou sites especializados nesse tipo de transação (veja a lista abaixo).
Verificando a procedência
Há alternativas sem a necessidade de sair de casa, como o site Trocafone. Nesse portal, além de vender celulares usados de diferentes marcas, também é possível comprá-los. Para a venda, é necessário um cadastro do produto com avaliação do aparelho: se tiver algum problema na tela, como trincados ou manchas, é importante que o produto seja identificado como "defeituoso".Caso haja arranhões ou pequenos amassados, mas ligue normalmente e seja 100% funcional, deve ser classificado como "bom". Se estiver muito bem cuidado, pode ainda ser descrito como "sem sinais de uso". Após a realização da avaliação, será apresentado um resumo do possível estado do aparelho, bem como o valor que o site pretende pagar. Sendo aceito, poderá ser depositado na conta corrente do vendedor.— Antes de adquirir um aparelho, o primeiro passo a ser verificado é sua procedência, para garantir que não se trata de um produto extraviado ou roubado — explica Guille Freire, CEO da Trocafone.
Confira os cuidadosa ter na hora de comprar e vender:
Verifique o IMEI
- O IMEI é a identificação individual do celular. Em casos de aparelhos com mais de um SIM card, é necessário fazer a verificação de ambos, pois cada um possui um IMEI diferente.
- Para consultar o IMEI, basta digitar *#06#.
- Com o número do IMEI em mãos, entre no site da Anatel.
- Clique na parte inferior da página, onde diz "consulte aqui a situação do seu aparelho celular", para ser direcionado a uma nova página. Lá, informe o número de IMEI e digite os caracteres presentes na imagem.
- Após esses procedimentos, clique em "consultar". No canto inferior da página, haverá uma mensagem avisando se o celular tem ou não restrição de uso. Em casos com restrição, é possível conferir mais informações sobre como proceder.
- Com o número do IMEI, também é importante verificar se o que aparece na tela do aparelho é o mesmo que consta na caixa do equipamento, na etiqueta ou na nota fiscal. Caso os números sejam diferentes, é provável que o celular tenha sido adulterado.
Verifique a qualidade do produto
- Ligue o celular e teste se o carregamento está funcionando.
- Verifique se o aparelho não possui nenhum tipo de dano nas lentes.
- Cheque se o touch screen está funcionando em todas as regiões da tela.
- Confira se não há nenhum problema ao conectar a rede Wi-Fi.
Lojas online
- Verifique se o site é seguro, isto é, se possui o cadeado na parte superior da página-local onde fica o endereço eletrônico.
- Confira se a loja tem endereço físico. Por meio do número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), é possível verificar na Receita Federal se o número informado realmente existe e pertence à loja.
- Desconfie de produtos usados com valores muito abaixo do mercado.
- Verifique o nome da conta onde será depositado o valor da compra.
- Para maior segurança do consumidor, é imprescindível pedir a nota fiscal.
- A nota fiscal possibilita a troca do aparelho em até sete dias após a entrega. É importante que o consumidor tire print da tela em cada passo da compra.
Onde comprar ou vender o seu celular
Lojas online:
Lojas físicas*:
- iExperts: Avenida Assis Brasil, 2.650 - Loja 29 - bairro Passo d'Areia, Porto Alegre
- Roberto Celular: Avenida Assis Brasil, 3.080 - bairro Cristo Redentor, Porto Alegre
- Zakka Celulares: Avenida Borges de Medeiros, 441 - Loja 5 - Centro Histórico, Porto Alegre
- Celular Sul: Avenida Cavalhada, 2.593 - bairro Cavalhada, Porto Alegre.
* A reportagem ligou para 32 assistências técnicas para verificar se os locais, além de manutenção, também vendiam equipamentos usados. Apenas quatro confirmaram.Ainda não é assinante? Aproveite as ofertas exclusivas de Black Friday e assine agora!