Emitido pela Caixa Econômica Federal, o Cartão do Cidadão facilita o acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas. Ele pode ser utilizado em todos os canais de pagamento autorizados pelo banco, inclusive para sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS).
Quem possui FGTS provisionado, rendimentos do PIS, abono salarial ou que esteja recebendo parcelas do seguro-desemprego — ou seja, benefícios pagos pela rede de atendimento da Caixa — pode solicitar o Cartão do Cidadão. Com ele, o processo de pagamento se torna mais ágil e seguro.
Aqueles que têm conta individual no banco recebem o benefício diretamente em conta, sem precisar do cartão. Para consultar saldo ou extrato de FGTS, saldo de contas ou rendimentos do PIS e para quem tem direito ao abono salarial e ao seguro-desemprego, não é necessário o uso do cartão, esses serviços podem ser feitos diretamente no site da Caixa ou pelos aplicativos FGTS e Caixa Trabalhador.
Como emitir o Cartão do Cidadão
O cartão pode ser solicitado em qualquer agência da Caixa ou pelo telefone 0800-726-0207. Para que o atendimento seja mais rápido, o banco pede que o solicitante tenha em mãos o CPF ou o seu Número de Identificação Social (NIS), também chamado de PIS — que pode ser consultado na carteira de trabalho.
Após fazer o pedido, a pessoa deve optar por receber o cartão em casa ou retirar na agência. Quando ficar pronto, é necessário fazer a senha cidadão, que habilita o cartão a receber o pagamento dos benefícios sociais por meio de pontos de atendimento, terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa.
Como fazer a senha cidadão
A senha pode ser feita em todas as agências da Caixa e também nas lotéricas (neste caso, é preciso ligar com antecedência para o canal Caixa Cidadão, no telefone 0800 726 0207). Para cadastrar a senha, é preciso apresentar um documento de identificação com foto, como RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte.