A Caixa Econômica Federal anunciou que reduzirá as taxas de juros para o crédito imobiliário a partir da próxima quarta-feira (6). Tiveram queda as cobranças de juros para aquisição da casa própria no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
Em ambas modalidades, será cobrada a Taxa Referencial (TR) mais juros de 6,75% ao ano, na taxa mínima, e a a TR mais juros de 8,5% ao ano na taxa máxima. Com isso, a taxa máxima cairá de 9,5% para 8,5% ao ano e a taxa mínima diminuirá para 6,5% ao ano para contratos de financiamento de imóveis atualizados pela TR, que atualmente está zerada.
Conforme o Banco Central, o SFH é regulamentado pelo governo federal, e o valor máximo de avaliação do imóvel é de R$ 1,5 milhão. No caso do SFI, as condições são estabelecidas em livre negociação entre os clientes, bancos ou instituições financeiras.
Esta é a segunda redução nos juros para crédito imobiliário somente neste mês. No dia 8 de outubro, a taxa mínima caiu de 8,5% para 7,5%, além da TR. A máxima saiu de 9,75% para 9,5%. Os juros menores foram oferecidos a clientes que têm relacionamento mais próximo ao banco, como aplicações ou conta salário.