Desde sexta-feira (13), o trabalhador que é correntista da Caixa Econômica Federal pode sacar o valor de até R$ 500 de contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Atualmente, tem acesso ao benefício quem nasceu em janeiro, fevereiro, março e abril — o calendário segue até 2020 (confira aqui). A Caixa alerta, porém, que golpes vem sendo praticados por fraudadores.
Pensando nestes casos, a instituição financeira lançou uma série de recomendações aos contribuintes para evitar problemas na hora de retirar o benefício.
Os próximos a ter acesso ao saque serão os nascidos em maio, junho, julho e agosto, no dia 27 deste mês. Em seguida, em 9 de outubro, será a vez os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.
Confira as dicas
Fornecer senha ou número do Cartão Cidadão, nem pensar
Conforme o órgão, alguns fraudadores procuram entrar em contato com os clientes se passando por empregados das centrais de cartões ou do banco para obter informações e, assim, aplicar golpes.
Não existe pré-cadastro para o saque do FGTS
Golpistas têm se passado pela Caixa no WhatsApp. Não responda. Em caso de dúvida, procure os canais oficiais do banco.
A Caixa não envia links
O banco alerta para o recebimento de links via e-mail, SMS ou WhatsApp. Quando acessado, o usuário pode ser direcionado para uma página que o induz a prestar informações pessoais e compartilhar com amigos. É importante verificar o endereço do site mencionado que, muitas vezes, pode conter erros de grafia ou domínio diferente do original. Sempre desconfie.
A caixa reforça que os trabalhadores busquem informações sobre o FGTS disponíveis nos canais oficiais do banco, na internet, no endereço fgts.caixa.gov.br, no app FGTS, no telefone 0800-726-0207 ou em suas agências.
O banco ainda mantém uma página na qual é possível buscar orientações ou tirar dúvidas sobre outros golpes praticados por fraudadores.
Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: agências da Caixa, este site do FGTS, app FGTS, telefone 0800-724-2019 e Internet Banking.