Nesta sexta-feira (15), Dia do Consumidor, a Receita Estadual lançou o aplicativo Menor Preço, que permite ao usuário pesquisar o preço de um produto em diferentes estabelecimentos participantes do Programa Nota Fiscal Gaúcha. Hoje são mais de 200 mil empresas cadastradas.
As informações são atualizadas sempre que um estabelecimento realiza uma venda a varejo com indicação do CPF, por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e). Quando a empresa emite uma NF-e ou uma NFC-e, ela previamente autoriza que a Secretaria da Fazenda receba as informações em tempo real. Assim, os valores são atualizados.
Para utilizar o serviço é necessário ter cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha, que pode ser feito por qualquer pessoa que possua CPF. É possível pesquisar produtos em estabelecimentos no raio máximo de 30 quilômetros.
Como funciona o app Menor Preço:
- Baixe o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha disponível nas plataformas Android e iOS.
- Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de descrição, marca ou código de barras.
- A localização do usuário será usada para encontrar os menores preços nos estabelecimentos mais próximos.
Teste GZH
GaúchaZH testou o aplicativo pesquisando por uma marca de leite condensado. O app apontou o produto em 15 estabelecimentos localizados em Porto Alegre e região metropolitana. A diferença de preço foi de R$ 3,29 a R$ 4,49.