Data criada originalmente para servir de reflexão às relações de consumo e ao endividamento, o Dia do Consumidor se tornou uma onda para o comércio eletrônico surfar com promoções. Marcada para a próxima sexta-feira (15), a data, que está sendo divulgada por muitos lojistas como a Black Friday do primeiro semestre, promete descontos de até 50% em itens como eletrônicos, eletrodomésticos e vestuário.
Um levantamento da consultoria Ebit Nielsen estima que as vendas devam crescer 18% nas ofertas alusivas ao Dia do Consumidor em relação ao ano passado.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que os consumidores conheçam a política de trocas do comércio eletrônico antes de efetuarem as compras e fiquem atentos às falsas liquidações, já que algumas lojas podem aumentar propositalmente os preços antes de aplicar descontos.
— Na Semana do Consumidor ou em qualquer época do ano, o principal é ter atitudes que vão ao encontro dos valores do consumo consciente. Ou seja, é preciso que haja uma mudança de comportamento, que a pessoa planeje suas compras com antecedência, refletindo a real necessidade do bem ou serviço a ser adquirido — afirma Cláudia Forte, superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil).
6 dicas para não se dar mal nas compras online
- Faça um planejamento na ponta do lápis antes de ir às compras. Descreva o que pretende comprar, qual o valor e a melhor forma de pagamento. Assim, escape da compra por impulso e da dívida.
- Não se limite a pesquisar preços em apenas um site. Em períodos de promoções, como a Black Friday ou a Semana do Consumidor, é imprescindível usar a imensidão da internet para comparar as ofertas.
- Veja se o desconto é real, ao consultar sites e aplicativos que registrem o histórico de valores. Algumas das ferramentas mais conhecidas são do Buscapé e do Zoom, que apresentam um gráfico com a variação média do valor do produto na internet no último mês. A pesquisa é importante porque algumas empresas podem elevar artificialmente os preços antes de aplicarem descontos, tornando as promoções inócuas.
- Prefira comprar nas lojas que você conhece e confia. Se for pagar online, tenha cuidado para não cair em fraudes: opte pelos sites confiáveis. O cartão de crédito é considerado a forma mais segura de pagamento, pela possibilidade de pedir estorno dos valores.
- Quando for concluir a compra, confira se estão sendo cobrados os valores anunciados e se o frete não é alto demais. Por ser uma ocasião esporádica, pode ser que os preços promocionais não estejam atualizados nos sistemas das lojas.
- Sites de comparação de preços podem ajudar nesta época de promoções – alguns, como o Buscapé, anunciam um esquema especial para comparar preços durante a Semana do Consumidor. Zoom, Bondfaro e JaCotei são outras boas fontes de informação.