Data criada originalmente para servir de reflexão às relações de consumo e ao endividamento, o Dia do Consumidor se tornou uma onda para o comércio eletrônico surfar com promoções. Marcada para a próxima sexta-feira (15), a "Black Friday do Primeiro Semestre", como é alcunhada (com boa dose de exagero) por alguns lojistas em referência ao dia de mega-promoções em novembro, promete descontos de até 50% em itens como eletrônicos, eletrodomésticos e vestuário.
Um levantamento da consultoria Ebit Nielsen estima que as vendas devam crescer 18% nas ofertas alusivas ao Dia do Consumidor em relação ao ano passado. Mas as ofertas já iniciaram: o Walmart anuncia 50% de desconto em produtos como notebooks, smartphones, geladeiras e até desodorantes pelo site nesta semana. A Fast Shop promete corte de até 45% no preço em seu e-commerce. A variedade de itens passa por adegas de vinho, caixas de som, purificadores de água e cafeteiras.
A Lojas Renner oferece frete grátis para compras feitas pelo aplicativo ou na modalidade Retire na Loja. O site Buscapé lançou um serviço específico para comparar preços ao longo da semana, e garante que as diferenças podem chegar a 50%.