Uma nova modalidade de pagamento, denominada "crediário" e via cartão de crédito, que possibilita prazos maiores de financiamento e juros menores, está em fase de testes para ser lançado no primeiro trimestre de 2019. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), trata-se de mais uma alternativa de financiamento, sem substituir as opções existentes.
A Abecs revela ainda que a nova modalidade que vem sendo conduzida ao longo de 2018 tem o objetivo de ampliar a oferta e as alternativas de crédito ao consumo no país, tanto para o consumidor quanto para o lojista, que não ficará de fora da novidade: haverá redução do prazo de pagamento ao varejo para até cinco dias.
Nesta segunda-feira (10), o presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Murilo Portugal, havia revelado que o novo tipo de financiamento ao consumo estava em discussão, como uma medida pensada para diminuir os altos juros dos cartões de crédito.
As propostas da Febraban para baixar os juros no Brasil estão descritas no livro sobre o tema, distribuído online e gratuitamente, que acaba de ser lançado pela entidade. Portugal avalia que "o custo do dinheiro no Brasil é mais alto do que em outros países, assim como muitos outros produtos aqui também são mais caros: carros, roupas, celulares. Segundo ele, "os custos que os bancos têm para emprestar representam 91% da taxa de juros".
*Com informações da Agência Brasil