Correção: o Ministério do Trabalho liberou o terceiro lote do abono salarial, não o segundo (liberado em agosto). A informação incorreta permaneceu publicada das 10h45min do dia 12 de setembro até as 12h45min do dia 13. A matéria já foi corrigida.
Começa a ser pago nesta quinta-feira (13) o terceiro lote do abono salarial PIS/Pasep ano base 2017. Nesta fase, são beneficiados os trabalhadores que nasceram no mês de setembro (no caso do PIS) e aqueles que têm o número 2 como final de inscrição no Pasep. Conforme o calendário de pagamento, quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício ainda neste ano.
Os nascidos entre janeiro e junho terão o dinheiro disponível somente em 2019. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho do ano que vem, prazo final para o recebimento. Tem direito ao abono salarial quem trabalhou formalmente por pelo menos um mês no ano-base de referência com remuneração média de até dois salários mínimos.
Além do tempo de serviço, para ter direito ao abono, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O abono não retirado pelo trabalhador dentro do prazo volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Dessa forma, quem não respeita o cronograma perde o direito de resgatar o dinheiro .
Abono salarial ano-base 2017
Onde sacar?
– Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro na Caixa Econômica Federal. Para os funcionários públicos, associados ao Pasep, a referência é o Banco do Brasil.
– O pagamento ficará disponível até 28 de junho de 2019. Correntista da Caixa Federal e do Banco do Brasil devem ficar atento às suas contas, pois o benefício deve ser creditado em conta.
Quanto é ?
– A quantia que cada trabalhador tem para receber é proporcional ao número de meses trabalhados formalmente em 2017.
– O valor do abono salarial será calculado na proporção 1/12 do salário mínimo vigente na data do pagamento. Ou seja, o valor máximo é de R$ 954 e, o mínimo, de R$ 80.
– Quem trabalhou durante todo o ano receberá o valor cheio. Quem trabalhou por apenas 30 dias receberá o valor mínimo.
Calendário de pagamento
PIS
Mês de nascimento - pagamento a partir de
Julho e agosto - pagamento já liberado
Setembro - nesta quinta-feira (13)
Outubro - 18 de outubro
Novembro - 20 de novembro
Dezembro - 13 de dezembro
Janeiro e fevereiro - 17 de janeiro
Março e abril - 21 de fevereiro
Maio e junho - 14 de março
Pasep
Final da inscrição - pagamento a partir de
0 e 1 - pagamento já liberado
2 - nesta quinta-feira (13)
3 - 18 de outubro
4 - 20 de novembro
5 - 17 de janeiro
6 e 7 - 21 de fevereiro
8 e 9 - 14 de março