Desde as 9h desta segunda-feira (9), está disponível para consulta o segundo lote de restituição do enfrentaram dificuldades para acessar o site — a página ficou fora do ar em razão do grande número de acessos, mas já voltou a funcionar.
O crédito bancário para 3,3 milhões de contribuintes será realizado no dia 16 de julho, totalizando R$ 5 bilhões. Desse total, R$ 1.625.313.329,20 referem-se a quem tem prioridade — são 3.358 contribuintes com mais de 80 anos, 49.796 entre 60 e 79 anos, 7.159 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 1.120.771 cuja maior fonte de renda é o magistério.
Como conferir
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e à situação cadastral no CPF.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Confira, no quadro abaixo, os valores de restituição para cada exercício e a respectiva taxa Selic aplicada: