Quem nunca teve dúvidas ao entrar no corredor de alimentos dietéticos no supermercado?
Conforme lembra a mestra em Engenharia de Produção e especialista em Alimentação Coletiva, Marlise Potrick Stefani, as linhas de produtos com restrição de açúcar, gordura e calorias começaram a se popularizar com os refrigerantes décadas atrás. E, com eles, os adoçantes (às vezes bastante químicos, e com um sabor característico) passaram a ser usados, deixando uma primeira impressão confusa nos consumidores sobre as diferenças entre cada tipo de produto. Algo que vem mudando, graças a feedbacks de clientes por gerações, mais lançamentos e também por legislação específica sobre o tema.
– Os fabricantes usam várias fórmulas e maneiras para venda que podem confundir mesmo o consumidor. Então, olhar o rótulo, procurar conhecer mais e acompanhar exatamente o que se está comprando é uma cultura que as pessoas não costumam praticar, mas deveriam – recomenda.
Para chegar no próximo rancho dominando o assunto, anote as principais diferenças entre diet, light e zero:
Diet
Alimentos diet são aqueles em que foi retirado totalmente um nutriente, como açúcar, gordura ou alguma caloria.
Para identificar no super: geleias de frutas para dietas com restrição de açúcares, por exemplo.
Light
Já um rótulo que indica “light” quer dizer que o fabricante retirou, em média, apenas 25% das calorias, gordura ou açúcar.
Para identificar no super: iogurtes com redução de um percentual de gordura, por exemplo.
Zero açúcar (ou zero adição de açúcar)
Como o nome já diz, são os alimentos que não contém açúcar, especificamente. Nas duas situações há zero adição de açúcar, mas a diferença fica por conta de que, em um caso, há a presença do açúcar natural do alimento (como no caso de diversas frutas); no outro, não há presença de nenhum tipo de açúcar, nem mesmo natural do produto. O primeiro é zero adição (contém açúcar, mas apenas o natural do alimento); e o segundo é totalmente zero.
Para identificar no super: biscoitos integrais sem adição de açúcar, por exemplo.
Para evitar confusão, também vale ficar atento ao que está escrito depois do “zero”: pode ser um produto sem sódio ou outro componente, que nesse caso, não se refere a açúcar.
No Supper Rissul, há opções variadas de produtos diet, light e zero, assim como alternativas voltadas para quem tem restrições alimentares. Aproveite as ofertas em uma loja física ou peça pelo iFood (sujeito a taxas e disponibilidades) para receber em casa. E lembre-se: para montar um plano alimentar, consulte um especialista.
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.